Vale a pena fazer concurso TJ MG 2023?
Saiba dos atributos deste concurso bastante concorrido
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou um novo processo seletivo este ano, mesmo com a aplicação recente do anterior, em dezembro de 2022. Com isso, muitos interessados estão se perguntando se vale a pena fazer o concurso TJ MG. Visto, principalmente, as suas vantagens profissionais.
Além disso, agora em 2023, ocorreu um reajuste em relação aos benefícios já prestados e os valores, em conjunto, devem aumentar significativamente. Logo, responder aos questionamentos dos candidatos não é tão difícil assim. Afinal, quem não gostaria de ser admitido em um cargo já com uma boa remuneração inicial.
Confira se vale a pena fazer concurso TJ MG
A previsão para a aplicação do exame é ainda neste primeiro semestre e vai ofertar vagas exclusivamente para os cidadãos com escolaridade de nível médio. A intenção primeira é que aconteça o preenchimento de mais de 200 vagas, imediatamente ou por convocação de reserva.
Nesse cenário, as funções atribuídas serão referentes ao título de Oficial Judiciário, com possibilidade de assumir tarefas na Comissão da Infância e da Juventude, para onde estão reservadas uma parcela das vagas. Nota-se, então, que vale a pena fazer o concurso TJ MG porque o direcionamento das admissões estão em setores diferentes da última seleção.
Reajustes de benefícios
Mais uma vez, tem-se o aumento do salário inicial como um ponto positivo e influente. Inclusive, o próprio presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou aos servidores sobre a garantia de recebimento do reajuste pelos novos funcionários do órgão.
Por meio de um comunicado interno, sabe-se que essas alterações foram tidas entre 7,31% e 16,76% do valor anterior, gerando uma média superior a 12,5%. Aliás, o motivo desse aumento, segundo o documento oficial, foi a aprovação de um novo orçamento para 2023.
A remuneração propriamente dita
Os novos valores são o seguinte: Auxílio Transporte: 220 reais; auxílio creche: 950 reais; auxílio saúde: 300, 375 e 450, dependendo da faixa etária; auxílio refeição: 1.500 reais.
Sendo assim, a remuneração oficial de 3.264,98 reais se transforma em até 6.234,98 reais quando agregam os benefícios reajustados.
Posteriormente, no final da carreira, o servidor pode chegar a receber até 28.811,98 reais, sem incluir as bonificações. Com isso, mais uma vez percebe-se como vale a pena fazer o concurso TJ MG 2023.
Plano de carreira do TJ MG
Nesse contexto, o órgão público mostra indícios do quão bom é o seu plano de carreira, com capacitação profissional e um ambiente laboral estruturado e adequado.
Ainda, na maioria das vezes, independentemente do cargo de promoção, quando o funcionário vai ascendendo, a jornada de trabalho permanece apenas 6 horas diárias, de segunda a sexta.
Possibilidade de home office
Aqui, a vantagem é voltada para quem prefere ficar em casa e organizar os horários da rotina. Aliás, essa alternativa se tornou ainda mais viável principalmente depois da pandemia, quando a modalidade foi regulamentada em diversos setores das instituições públicas.
Período de férias
Nesse cenário, a disposição das férias é outro fator que evidencia o quanto vale a pena fazer o concurso TJ MG. Sendo assim, todo servidor tem direito a 25 dias úteis por ano, acrescido a um recesso quinzenal de pouco antes do natal até depois do réveillon.
Para mais, são permitidas, por semestre, um total de 3 faltas remuneradas, mesmo que sem justificativa, as quais são fundamentadas pelo famigerado artigo 70.
Qualidade de vida para quem é aprovado no concurso TJ MG 2023
Então, com a junção de todas essas vantagens, o resultado direto é exatamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Consequentemente, impactando a vida de cada um em âmbitos para além do serviço empregatício.
Isso porque ao final do expediente, todo servidor pode ter um tempo livre para lazer e exercer hobbies, sem se preocupar nem um pouco com as atividades do Tribunal de Justiça. Fora que, com o quantitativo financeiro recebido, esse dinheiro pode ser investido em qualquer coisa de interesse.
Qualidade de trabalho
Por fim, o novo servidor público ganha qualidade de trabalho no seu dia a dia. Essa consequência existe porque a própria instituição é caracterizada como um agente flexível e que não impõe regras de maneira violenta.
Ademais, o ambiente laboral permanece dotado de uma estrutura física adequada e, também, dos recursos necessários para que as tarefas do ofício sejam finalizadas. E obviamente, esse é um excelente motivo que mostra como vale a pena fazer o concurso TJ MG.