Sempre que se pensa em começar um negócio, é preciso que seja bem planejado pelos proprietários. Assim, vale verificar se a empresa depende da sazonalidade. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena abrir uma empresa no fim do ano.
Vale a pena abrir uma empresa no fim do ano?
Acredita-se que a resposta é sim! Mas, acompanhe, pois vamos justificar por quê. Veja, quando chega o final do ano, existem várias opções de empreendimentos que tendem a ter bastante movimento e em consequência, vendas. E o motivo é a existência de momentos específicos para que as compras tenham crescimento como: Black Friday, Natal, amigo secreto nas empresas e Ano Novo!
É o momento do ano em que as famílias saem de casa para passear, tomar sorvete, ver as vitrines, caminhar e, quem sabe, olhar aquele produto que deseja para realizar a compra, principalmente pela existência de horários especiais para o comércio.
Assim, se a empresa for varejista, é muito vantajoso, pois o final do ano é o momento da compra de produtos que normalmente não são feitos em outra época. Se o empreendimento for atacadista, também há vantagem, pois as suas maiores vendas ocorrem para as varejistas, que estão em pleno momento de venda.
Outro setor que também apresenta vantagens é o supermercadista, com um aumento de vendas para as festas natalinas e de final de ano. Estes são apenas alguns exemplos em que vale muito a pena abrir empresa na época do final de ano.
Algumas razões para abrir empresas no fim do ano
Qualquer empreendedor que decidir pela abertura de uma empresa, tem o sonho de obter resultados positivos e ter uma vida pessoal melhor. E, desta forma, prefere se lançar ao desafio do que esperar para que o momento certo aconteça. Esta atitude é própria do brasileiro.
Então tem-se como razões para empreender no final do ano:
Existe sempre espaço para empreender
Diante do que já foi exposto neste artigo, o momento é de alta demanda, pelas festividades e programações existentes. Assim, se o produto e/ou serviços que você irá comercializar for de qualidade, haverá demanda em qualquer época do ano.
O que é preciso neste momento, é focar em abrir o seu espaço no mercado. Desta forma, uma boa pesquisa de mercado e da necessidade do seu produto e/ou serviço no local é de fundamental importância.
Encontrar relações entre o sonho de empreender e a necessidade
O empreendedor precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre o sonho de empreender, e a necessidade de construir algo para si e ter resultados positivos. Assim, ele procura um negócio que saiba fazer, tenha conhecimento do produto e/ou serviço, e se identifique pessoalmente com o segmento de atuação.
Empreender no fim do ano, faz com que a empresa comece a lucrar mais cedo do que em outros períodos. Isso se deve ao simples fato de ser um momento em que o brasileiro tem em sua mente, a compra. Trocar equipamentos antigos por novos, comprar aquela roupa, calçado ou acessório que está no sonho de consumo. Sem contar que é o momento em que o dinheiro está circulando no comércio, pela entrada do 13º salário na conta dos trabalhadores.
Começar com produtos e/ou serviços diferenciados
Juntamente com as mudanças geradas pelas necessidades de mercado e das exigências mais apuradas dos consumidores, a oferta de produtos e/ou serviços precisam também ser diferenciados.
Assim, em vez de ter que se reinventar, o empreendedor que está começando a investir no fim do ano, já está preparado para a inovação. Já está buscando produtos e/ou serviços que sejam de necessidade para os consumidores, e tenham um diferencial, para se destacar diante da concorrência.
Saber aproveitar o momento do fim de ano
Os momentos de venda de fim de ano precisam ser aproveitados de forma eficiente, pois quando chega o mês de janeiro, a tendência é de que as vendas diminuam consideravelmente. Por isso, é preciso que o empreendedor esteja preparado para o momento de baixa da demanda.
Por um lado, o empreendedor irá obter um faturamento alto no fim de ano, que irá dar a falsa impressão de que o negócio é altamente lucrativo. Mas, quando houver baixa no faturamento, em torno dos meses de janeiro e fevereiro, principalmente no comércio, irá sentir frustração, pois acaba acreditando que não irá dar conta de manter as contas da empresa.
Aproveite essa época para destacar e elevar seus resultados para ter um início de ano mais tranquilo, já que as vendas entre Natal e Ano Novo podem salvar seu negócio nesse momento!