A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publica às 12h desta terça-feira, dia 18 de julho, o resultado final do Vestibular 2023/2. Desse modo, os participantes já podem consultar a relação de convocados em 1ª chamada por meio do Portal do Candidato, no site da Funtef.
Além de conferir a lista de classificados dentro do limite de vagas ofertadas, o candidato pode consultar o seu desempenho individual. Para a consulta, basta fazer login com o CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.
Matrículas
De acordo com as orientações da UTFPR, os candidatos convocados nessa primeira lista deverão realizar os procedimentos para as matrículas a partir de amanhã, dia 19 de julho. O envio dos documentos solicitados para o registro acadêmico deve ser feito até o dia 21 de julho, próxima sexta-feira.
A lista de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital. Entre os documentos, a UTFPR solicita o RG e o CPF do candidato e o certificado de conclusão o ensino médio e o respectivo histórico escolar.
Os aprovados nesse Vestibular ingressarão nos cursos para os quais foram classificados no 2º semestre letivo deste ano, cujo início está previsto para agosto.
Vestibular 2023/2: processo de seleção
A classificação dos inscritos no Vestibular de Inverno da UTFPR foi estabelecida a partir do desempenho dos participantes em prova sobre assuntos dos componentes curriculares do Ensino Médio. Essa edição do processo seletivo marca a retomada do vestibular tradicional.
Oferta de vagas
Conforme indicado no edital, a oferta total da UTFPR para o Vestibular 2023/2 é de 3.006 (três mil e seis) vagas. As oportunidades são para 107 cursos de graduação de diversas áreas.
O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os treze campi da UTFPR localizados em Apucarana, Mourão, Procópio, Curitiba, Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Os cinco cursos mais concorridos nesse processo seletivo foram: Engenharia da Computação (Campus Curitiba), com 30,48 candidatos por vaga ofertada; Arquitetura e Urbanismo (Curitiba), 30,47; Design Gráfico – manhã (Curitiba), 21,33; Design Gráfico – noite (Curitiba), 17,73; e Sistemas de Informação (Curitiba), 17,61.
A UTFPR reservou parte das vagas para estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas.
Nesse sentido, dentro das vagas reservadas, há percentual de vagas para candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Os aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital para garantir a vaga.
Acesse o edital do Vestibular 2023/2 na íntegra para mais informações.