UTFPR publica resultado final do Vestibular 2023/2 - Notícias Concursos

UTFPR publica resultado final do Vestibular 2023/2

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publica às 12h desta terça-feira, dia 18 de julho, o resultado final do Vestibular 2023/2. Desse modo, os participantes já podem consultar a relação de convocados em 1ª chamada por meio do Portal do Candidato, no site da Funtef

Além de conferir a lista de classificados dentro do limite de vagas ofertadas, o candidato pode consultar o seu desempenho individual. Para a consulta, basta fazer login com o CPF e senha cadastrados no momento da inscrição. 

Matrículas

De acordo com as orientações da UTFPR, os candidatos convocados nessa primeira lista deverão realizar os procedimentos para as matrículas a partir de amanhã, dia 19 de julho. O envio dos documentos solicitados para o registro acadêmico deve ser feito até o dia 21 de julho, próxima sexta-feira.

A lista de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital. Entre os documentos, a UTFPR solicita o RG e o CPF do candidato e o certificado de conclusão o ensino médio e o respectivo histórico escolar. 

A UTFPR já liberou a lista de convocados em 1ª chamada para a matrícula. Imagem: UTFPR/ Reprodução
UTFPR publica resultado final do Vestibular 2023/2. Imagem: Divulgação

Os aprovados nesse Vestibular ingressarão nos cursos para os quais foram classificados no 2º semestre letivo deste ano, cujo início está previsto para agosto. 

Vestibular 2023/2: processo de seleção

A classificação dos inscritos no Vestibular de Inverno da UTFPR foi estabelecida a partir do desempenho dos participantes em prova sobre assuntos dos componentes curriculares do Ensino Médio. Essa edição do processo seletivo marca a retomada do vestibular tradicional.

A URFPR realizou a aplicação das provas do Vestibular 2023/2 no dia 4 de junho (domingo), para 5.573 candidatos. A universidade esperava mais de 6,8 mil inscritos, dos quais 1.275 faltaram. Desse modo, o Vestibular 2023/2 registrou abstenção de 18,62% dos inscritos.

A aplicação das provas aconteceu de forma simultânea nos campi da universidade localizados nos seguintes municípios: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

A UTFPR aplicou uma avaliação composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Desse modo, a prova abarcou conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia.

Além disso, os candidatos responderam a uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. Essa avaliação consiste na produção de texto dissertativo-argumentativo de até 20 lingas sobre tema da atualidade. O tema proposto pela UTPPR foi “A relação entre a Inteligência Artificial e o emprego”.

Oferta de vagas

Conforme indicado no edital, a oferta total da UTFPR para o Vestibular 2023/2 é de 3.006 (três mil e seis) vagas. As oportunidades são para 107 cursos de graduação de diversas áreas. 

O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os treze campi da UTFPR localizados em Apucarana, Mourão, Procópio, Curitiba, Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Os cinco cursos mais concorridos nesse processo seletivo foram: Engenharia da Computação (Campus Curitiba), com 30,48 candidatos por vaga ofertada; Arquitetura e Urbanismo (Curitiba), 30,47; Design Gráfico – manhã (Curitiba), 21,33; Design Gráfico – noite (Curitiba), 17,73; e Sistemas de Informação (Curitiba), 17,61.

A UTFPR reservou parte das vagas para estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas.

Nesse sentido, dentro das vagas reservadas, há percentual de vagas para candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Os aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital para garantir a vaga.

Acesse o edital do Vestibular 2023/2 na íntegra para mais informações.

Leia também UnDF publica o resultado final do 1º Processo Seletivo Discente; a lista de convocados em 1ª chamada já está disponível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?