Enem e Vestibular

UTFPR encerra inscrições para o Vestibular 2023/2

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) encerra hoje, dia 9 de maio, o período de inscrição para o Vestibular 2023/2. Os interessados poderão realizar as inscrições até as 23h59 desta terça-feira.

Essa é a edição de retomada do processo seletivo realizado pela própria instituição. Há 13 anos a UTFPR tem realizado a seleção de novos alunos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O ingresso dos aprovados no Vestibular 2023/2 será no 2º semestre letivo de 2023.

Como se inscrever?

Podem participar desse processo seletivo os estudantes que tenham o Ensino Médio completo, conforme determinado através do edital. 

As inscrições devem ser feitas de forma virtual. Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o site da UTFPR, criar um cadastro ou acessar cadastro já existente e, posteriormente, preencher o formulário eletrônico de inscrição.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. O boleto para pagamento é gerado ao final da inscrição. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Isenção

A UTFPR já recebeu os pedidos de isenção da taxa e o resultado preliminar das solicitações já está disponível. Os interessados puderam interpor recursos nos dias 3 e 4 de maio. O resultado final ainda não está disponível.

De acordo com o edital, puderam solicitar o benefício da isenção os estudantes que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aqueles que podem comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de documentação específica.

Conforme o edital, os candidatos cujos pedidos forem negados definitivamente deverão realizar o pagamento da taxa até o dia 10 de maio, caso queiram participar do Vestibular 2023/2.

Vestibular de Inverno 2023

O edital estabelece ainda que a aplicação das provas do Vestibular de Inverno 2023 está marcada para o dia 4 de junho de 2023. A UTFPR vai aplicar uma avaliação composta por 60 questões sobre conteúdos do Ensino Médio e por uma proposta de redação em Língua Portuguesa.

A prova objetiva contará com questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia.

De acordo com a UTFPR, os locais de aplicação de provas serão nos seguintes municípios do Estado do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Oferta de vagas

A oferta total da UTFPR é de 3.006 mil vagas para ingresso em 107 cursos de graduação no segundo semestre letivo deste ano. As oportunidades estão distribuídas entre os treze campi da instituição: Apucarana, Mourão, Procópio, Curitiba, Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. 

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, haverá recorte de baixa renda e vagas exclusivas para negros, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Os aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios para realizar as matrículas. 

Resultado

De acordo com o cronograma, a universidade deve divulgar o resultado preliminar no dia 19 de junho de 2023, com recebimento dos recursos até o dia 21 de junho. Após a análise dos recursos, a UTFPR divulgará o resultado final do Vestibular de Inverno – 2023/2 no dia 17 de julho de 2023.

Na mesma data a UTFPR deve publicar a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada e as orientações e prazos para o registro acadêmico.

Acesse o edital para mais detalhes.

Leia também Fundação Cecierj prorroga período de inscrição para o Vestibular Cederj 2023/2 até o dia 14 de maio; saiba mais.