Depois da pausa para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Governo Federal retoma nesta quinta-feira (13), os pagamentos do Auxílio Brasil. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Quem tem NIS final 2 já pode movimentar a quantia, mas não precisa correr para realizar a movimentação nesta quinta-feira (13). Segundo as informações oficiais, cada usuário tem um prazo de até 120 dias para usar ao menos uma parte do dinheiro de alguma forma. Só depois deste prazo, é que o Governo poderá retomar a quantia das contas que não realizaram nenhum tipo de movimentação.
Para movimentar o saldo do benefício, os usuários com NIS final 2 não precisam sair de casa. Basta usar o app do Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer compras no sistema online de débito e até mesmo gerar um código para saque em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Outra opção de movimentação é usar o novo cartão do Auxílio Brasil. Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que quase 1/3 dos usuários do programa social já receberam os novos dispositivos em seus endereços cadastrados no Cadúnico. Também é possível movimentar a quantia do projeto usando o cartão do antigo Bolsa Família.
Estas mesmas regras de movimentação também são válidas para o vale-gás nacional. Neste mês de outubro, o Governo Federal está realizando os pagamentos dos dois programas de uma só vez. Os dois benefícios utilizam as mesmas formas de liberações através da conta poupança social digital de cada usuário.
O calendário do Auxílio e do Vale-gás
Além disso, é importante lembrar que o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional utilizam exatamente o mesmo calendário de pagamentos. Os repasses dos dois programas começaram juntos na última terça-feira (11).
Para este mês de outubro, o Governo decidiu antecipar os pagamentos dos dois benefícios. Inicialmente, o plano era iniciar as liberações no dia 18, mas o Ministério da Cidadania optou por começar os depósitos já no dia 11. Veja como ficou o calendário:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0
Números
Dados do Ministério apontam que pouco mais de 21,1 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de outubro. Todos eles precisam receber um patamar mínimo de R$ 600 por família.
O Vale-gás nacional está fazendo liberações para pouco mais de 5,9 milhões de pessoas em todas as regiões do país. O Ministério afirma que todas elas estão recebendo um valor unitário de R$ 112 por família.
Além destes programas, o Governo deve iniciar as liberações do Pix Caminhoneiro e do auxílio-taxista na próxima semana. A previsão oficial é de que as liberações aconteçam já no dia 18.