A lista de melhores universidades da edição de 2021 do Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicada neste domingo, dia 15 de agosto, e traz em primeiro lugar a Universidade de Harvard, pelo 19º ano consecutivo.
O Ranking de Xangai é um ranking de instituições de ensino superior feito desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy. De acordo com a empresa, a lista de melhores universidades é feita a partir de seis critérios. Entre eles, o ranking considera o número de medalhas Nobel e Fields conquistado pelos alunos de graduação e professores, o número de citações, e o número de publicações.
Neste ano, a Universidade de Stanford conquistou o segundo lugar, enquanto Cambridge, da Grã-Bretanha, ficou na 3ª posição. Já no quarto lugar, aparece o Massachussets Institute of Technology (MIT) seguido de Berkeley (5º) e Princeton (6º), e de Oxford (7º). Essas colocações seguem as mesmas desde a edição de 2017.
Assim como na edição de 2020, os 10 primeiros lugares trazem universidades anglo-saxãs, com oito universidades americanas e apenas duas britânicas.
USP é a universidade latino-americana mais bem colocada
A Universidade de São Paulo (USP) conquistou uma posição entre as 150 melhores colocadas, no bloco que agrupa as posições de 101 a 150. Desse modo, a USP é a mais bem posicionada instituição brasileira na lista. Além disso, a USP segue como a universidade latino-americana mais bem colocada.
Além da USP, aparecem também a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); a Universidade de Campinas (Unicamp); e a Federal de Minas Gerais (UFMG). No entanto, elas ocupam posições no bloco de instituições posicionadas entre o 301º e 400º lugares. Ao todo, o Brasil têm 21 instituições entre as classificadas.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!