Educação

USP: Faculdade de Medicina anula prova multimídia da residência por ‘indícios de fraude’

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) informou que a prova multimídia da seleção para ingresso na residência médica da instituição foi anulada. A aplicação da prova multimídia aconteceu no dia 19 de dezembro.

A decisão de anular a avaliação foi tomada após ‘indícios de fraude’ encontrados no exame pela instituição. Nesse sentido, por meio de nota, a Faculdade de Medicina afirmou que “todas as medidas cabíveis para a integral apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos” estão sendo tomadas.

De acordo com a Faculdade, os candidatos habilitados na 1ª fase da prova deverão seguir normalmente o cronograma relativo à avaliação e arguição curriculares. A FMUSP deve informar os candidatos caso haja novas disposições.

No entanto, caso o candidato queira desistir do processo seletivo, será possível realizar a requisição da desistência e a restituição do valor da taxa de inscrição. O prazo para a solicitação vai do dia 3 a ao dia 7 de janeiro. Caso optem pela restituição do valor da taxa de inscrição, os candidatos estarão foram processo seletivo em caráter irrevogável. 

USP ofertará 2.936 vagas por meio do SiSU 2022.

O que é a residência?

A residência médica é a etapa de especialização posterior à conclusão da graduação de medicina. Desse modo, a residência é feita por médicos que já se formaram e desejam se especializar em dada área. Os profissionais podem se qualificar por meio de outros cursos de pós-graduação.

De acordo com a FMUSP, a residência média é composta principalmente por estágios práticos, que ocupam de 80% a 90% da carga horária. O tempo restante visa a realização de atividades teórico-pedagógicas complementares. 

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Rio de Janeiro (RJ) já tem plano de vacinação nas escolas, mas aguarda que governo federal compre doses.