Já era notícia que o WhatsApp estava desenvolvendo uma funcionalidade para que usuários consigam bloquear conversas específicas dentro do app para Android. Agora, alguns usuários do programa de testes já começam a utilizar a função para dar feedbacks para os desenvolvedores. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo, que divulgou que a versão 2.23.9.14 do WhatsApp beta para Android já conta com a nova funcionalidade.
LEIA MAIS: WhatsApp anuncia que mensagens temporárias poderão ficar fixadas
O site explica que, para o usuário poder bloquear um chat, é preciso abrir as informações da conversa e encontrar a opção “Bloqueio de conversa”. Se ativado, uma nova seção aparecerá na tela do app com o nome de “Conversas bloqueadas”. Para abrir uma conversa bloqueada, o usuário provavelmente deverá utilizar o meio escolhido de desbloqueio do celular. O site WABetaInfo indica que é necessário a impressão digital.
A ideia é que outras pessoas não abram uma conversa mesmo que tenham acesso ao celular do usuário. Se alguém tentar acessar seu telefone e não fornecer a autenticação necessária, será solicitado que limpe o bate-papo para abri-lo.
Como uma camada adicional de privacidade, esse recurso também garante que arquivos de mídia, como fotos e vídeos enviados em um bate-papo bloqueado, não sejam salvos automaticamente na galeria do dispositivo.
Mais novidades de privacidade
Outra atualização para o WhatsApp beta para Android trouxe uma nova tela de verificação de privacidade. A novidade foi encontrada na versão 2.23.9.15, que traz uma nova tela de verificação de privacidade. Esse recurso foi desenvolvido para ajudar os usuários a entender e gerenciar melhor suas configurações de privacidade.
A intenção é permitir uma revisão rápida de configurações de privacidade para que seja mais fácil controlar quem pode ver as informações. O recurso já está sendo testado e permite, inclusive, controlar quem pode entrar em contato com o usuário. Além disso, é possível decidir quem pode adicioná-lo a grupos e gerenciar contatos bloqueados.
A nova tela também vai permitir controlar informações pessoais, como quem pode ver a foto de perfil, o visto por último e quem está online, recibos de leitura e muito mais. Além disso, é possível adicionar mais privacidade aos chats e grupos configurando mensagens que desaparecem e permitindo backups criptografados de ponta a ponta.
A maior parte dessas configurações já estão disponíveis para todos os usuários, mas o que está sendo testado é uma tela só para essas questões de privacidade. A ideia é facilitar a gestão da privacidade pelo usuário.
Status direto nos Stories do Facebook
Algo que já foi anunciado que está em desenvolvimento para o sistema iOS é o compartilhamento de Status do WhatsApp direto nos Stories de Facebook. Agora, a funcionalidade também começa a ser desenvolvida para o Android. A intenção é facilitar a publicação de um post do tipo que se encerra após 24 horas em mais de uma rede social, algo que já é possível entre Instagram e Facebook.
Com esse novo recurso, a expectativa é de que o processo seja automático quando a alternância for habilitada nas configurações do aplicativo. A novidade foi divulgada pelo WABetaInfo após ter acesso a versão 2.23.9.13 do WhatsApp beta para Android.
Quando esse recurso for lançado, os usuários ainda terão controle total sobre suas atualizações de Status, pois poderão escolher quais compartilhar e quais manter privadas. Caso os usuários desejem compartilhar atualizações de status específicas com o público do Facebook Story sem sair do WhatsApp, eles podem habilitar essa opção nas configurações de privacidade do Status.
Até o momento, não há previsão de uma atualização que permita que o mesmo possa ser feito nos stories do Instagram, mas nada impede que uma integração seja feita no futuro. Para quem gosta de utilizar o recurso, a novidade pode ser bem interessante para facilitar as atualizações de status e poupar trabalho e tempo de postagens. Até o momento, também não há notícias sobre o status de desenvolvimento da solução para o iPhone, que se tornou pública há cerca de um mês.