Nova mudança. A atualização 2.23.8.11 do WhatsApp beta para Android revelou que o WhatsApp vem desenvolvendo um recurso para permitir a criação de grupos que expirem com o tempo. Graças a esse recurso, será possível programar que as mensagens de determinados grupos do WhatsApp sejam excluídas. O usuário será solicitado a limpar o grupo quando a data de expiração escolhida for atingida.
Uma captura de tela disponibilizada pelo site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o aplicativo, mostrar que é possível escolher diferentes opções de expiração para seus grupos. No entanto, é importante observar que a expiração do grupo só acontece do lado de quem selecionou que o grupo deveria expirar, pois cada um pode definir a data de expiração ou não.
A adição desse recurso deverá oferecer uma solução eficaz para um problema comum em que os grupos se tornam desorganizados e perdem relevância com o tempo. Além disso, fornece aos usuários uma ferramenta de armazenamento útil para gerenciar grupos ao longo do tempo e economizar espaço, principalmente para aqueles grupos criados temporariamente para eventos específicos.
Essa opção também está sendo desenvolvida no aplicativo de testes para o iOS, mas há algumas diferenças. O WhatsApp para Android está desenvolvendo a opção “agora”, e o WhatsApp para iOS já possui uma opção de “data personalizada” em desenvolvimento.
Embora a opção “agora” possa parecer redundante, já que o grupo pode ser simplesmente excluído, a opção “data personalizada” no iOS é definitivamente mais interessante. Observe que essas opções podem estar sujeitas a alterações, pois o recurso ainda está em desenvolvimento.
Newsletter muda de nome
O WhatsApp já vem trabalhando em uma ferramenta de newsletter, mas há ainda mais novidades que o app vem preparando para transmitir informações através de boletins informativos. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas, graças à atualização 2.23.8.6 do WhatsApp beta para Android disponível na Play Store, o WABetaInfo descobriu que esse recurso foi renomeado para “Canais”.
Os canais estarão disponíveis como uma seção separada e opcional dentro da aba Status, agora chamada de “Atualizações”, como mostra a captura de tela ao lado feita pelo WABetaInfo. A guia renovada também incluirá uma interface redesenhada para atualizações de status, que aparecerá horizontalmente no futuro.
Um canal do WhatsApp é marcado como uma ferramenta privada, pois os números de telefone e as informações do usuário que ingressam em um canal estão sempre ocultos. No entanto, as mensagens recebidas em um canal não serão criptografadas de ponta a ponta, pois o conceito de um para muitos referido aos canais não faria muito sentido, pois um grande número de usuários poderá se inscrever em um canal.
Vale a pena notar que os Canais não afetarão a criptografia de ponta a ponta das mensagens privadas. Isso significa que ninguém mais, nem mesmo WhatsApp ou a Meta, pode ler suas mensagens pessoais e ouvir suas chamadas privadas.
Como participar de um Canal
Os Canais são uma extensão opcional de mensagens privadas e não funcionam como uma rede social. Ou seja, o WhatsApp garante que as pessoas sempre vão controlar em quais canais desejam se inscrever. Ninguém mais poderá ver quem elas seguem, independentemente de eles os adicionaram como contatos ou não. Além disso, não há como as pessoas se inscreverem automaticamente nos canais, pois não há recomendações algorítmicas ou gráficos sociais que enviam conteúdo para usuários que eles não escolheram ver.
Os canais suportarão identificadores para que os usuários possam pesquisar um canal específico do WhatsApp simplesmente digitando seu nome de usuário no WhatsApp, eliminando a necessidade de navegar para sites externos. Esse recurso foi projetado para melhorar a acessibilidade dos canais, tornando mais fácil para os usuários obterem suas atualizações preferidas.
Novo design?
Faz um tempo que o WhatsApp não recebe uma repaginada em sua interface, o que faz parte de sua base de usuários acreditar que o layout atual está desatualizado e não tão amigável quanto poderia ser após as recentes atualizações do Android. Os usuários também pediram uma forma mais moderna e intuitiva de navegar no aplicativo, facilitando e agilizando o acesso a recursos importantes como chats, chamadas, comunidades e status, semelhante ao aplicativo iOS.
Como resultado dessas solicitações de usuários, o WhatsApp começou a desenvolver uma interface aprimorada para o app, que inclui uma barra de navegação inferior, conforme a imagem ao lado. A notícia foi revelada pelo WABetaInfo após a última atualização do WhatsApp beta para Android 2.23.8.4.