Neste domingo, dia 05 de novembro, quase 4 milhões de brasileiros participaram das provas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Além de 90 questões sobre diferentes disciplinas, os candidatos também precisaram redigir uma redação sobre um tema escolhido pelo Inep, responsável pela organização do processo seletivo.
Se você quer descobrir qual foi o tema da redação do ENEM 2023 e quais serão os próximos passos dos candidatos inscritos na prova, continue lendo o artigo de hoje!
Qual foi o tema da redação do ENEM 2023?
O tema escolhido pelo Inep para a redação do ENEM em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Podemos dizer que o tema está de acordo com os temas escolhidos nas edições passadas da prova, uma vez que aborda um problema social da atualidade e que afeta diretamente o nosso país.
Além disso, é importante notar a presença do termo “desafios”, presente também no tema do ENEM 2022 (Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil) e do ENEM 2017 (Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil). Esse termo indica que os estudante não somente deveriam pensar nas causas que provocam o problema e apresentá-las nos parágrafos de desenvolvimento, mas também precisariam concluir o texto apresentando soluções para o problema proposto pelo ENEM.
Os candidatos deveriam tomar muito cuidado para não fugir do tema, uma vez que diversos elementos presentes na linha temática deveriam ser mencionados ao longo do texto.
Qual a estrutura da redação do ENEM?
A redação do ENEM está presente no primeiro dia de provas e é uma das cinco seções que compõem o exame.
A prova de redação é muito importante no ENEM, uma vez que é responsável por parte significativa da nota final do candidato. O texto deve possui no mínimo sete e no máximo trinta linhas e poderá receber uma pontuação entre 0 e 1000 pontos.
ENEM 2023: primeiro dia de provas acontece neste domingo (05)
Neste domingo, todos os candidatos inscritos participaram de uma prova com 90 questões objetivas (de múltipla escolha). As questões foram divididas da seguinte maneira:
- 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Prova de redação.
Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fecharam às 13h. A aplicação das provas, por sua vez, começou às 13h30 e irá terminar às 19h.
Próximos passos dos candidatos inscritos do ENEM 2023
Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas nesta próxima edição do ENEM 2023. Esse dado, divulgado pelo Inep, revela a retomada do aumento do número de inscrições, principalmente quando comparado aos números das duas últimas edições (2022 e 2021).
É importante ressaltar que todos os estudantes inscritos no ENEM 2023 ainda deverão realizar mais uma prova no próximo domingo, dia 12 de novembro.
No segundo dia do ENEM 2023, os candidatos deverão enfrentar 90 questões objetivas (de múltipla escolha) de duas provas diferentes: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias será composta por 45 questões sobre temas diversos das disciplinas de Física, Química e Biologia. Além disso, os estudantes também deverão responder 45 questões sobre tópicos de Matemática.
Os candidatos inscritos devem saber que o horário de realização das provas no segundo dia do ENEM é diferente do horário do primeiro dia. No dia 12 de novembro, as provas serão aplicadas das 13h30 às 18h30 e não das 13h30 às 19h, como neste domingo (05). Assim, a segunda prova terá uma duração máxima de 5 horas.
Por fim, os resultados do ENEM 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.