O governo federal decidiu prorrogar o prazo para que prefeituras enviem dados de pessoas atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. A ideia é que o poder executivo utilize estas informações para pagar o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil, para estes cidadãos.
Inicialmente, as prefeituras do estado do Rio Grande do Sul tinham apenas até esta última terça-feira (25) para realizar o envio da documentação. Contudo, como boa parte delas não tinha conseguido enviar estas informações, o governo decidiu prorrogar o prazo de inscrição até o próximo dia 12 de julho.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, 444 municípios gaúchos têm direito de enviar as informações para o pagamento do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5,1 mil. Mas até agora, 166 deles não tinham enviado nenhuma informação.
“Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, disse o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (25).
“Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, afirma o ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O processo de recebimento do Auxílio
Como dito, esta prorrogação não diz respeito aos usuários, mas sim ao prazo que as prefeituras gaúchas têm para realizar o envio desta documentação. De uma maneira geral, é possível afirmar que o Auxílio Reconstrução atua em três fases. São elas:
- As prefeituras realizam o cadastro das famílias desalojadas ou desabrigadas, com informações pessoais e de endereço, no sistema do governo federal;
- Logo depois, o usuário precisa confirmar esta informação no site do Auxílio Reconstrução através do seu login no sistema GOV.BR.
- Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
O que é o Auxílio Reconstrução
A ideia do Auxílio Reconstrução é fazer um pagamento único no valor de R$ 5,1 mil para cada uma das famílias atingidas pelo desastre do Rio Grande do Sul. Mas para que este dinheiro seja enviado, é necessário que o cidadão confirme o seu cadastro no site oficial do governo federal, e muita gente ainda não fez isso.
“Das mais de 186 mil famílias aprovadas, muitas ainda precisam confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução. A confirmação é indispensável para que o pagamento seja realizado”, disse o Ministério do Desenvolvimento Regional nesta semana.
Quem pode se inscrever
De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:
- famílias do Rio Grande do Sul que estejam desabrigadas ou desalojadas;
- residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no estado.
Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, para entender porque os seus dados ainda não foram enviados para o governo federal para o recebimento do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil.