URGENTE: Governo decide AMPLIAR Auxílio-gás nacional em 2025; veja quem será impactado

URGENTE: Governo decide AMPLIAR Auxílio-gás nacional em 2025; veja quem será impactado

Mudanças no sistema do Auxílio-gás nacional devem impactar diretamente os repasses do benefício

O governo federal anunciou nessa segunda-feira (26) que deve ampliar em breve o Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atende atualmente mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família Combate à Fome.

Em entrevista nessa segunda, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o Auxílio-gás nacional vai passar por uma série de mudanças em breve. De acordo com ele, a principal dessas mudanças será no número de atendidos. A ideia é passar dos atuais 5 milhões para 20 milhões de famílias até o final de 2025.

Mas também existirão mudanças no sistema de pagamentos do benefício. Hoje os depósitos do Auxílio-gás nacional ocorrem na mesma conta, e na mesma data, em que o cidadão recebe os repasses regulares do Bolsa Família. O usuário pode usar a quantia da maneira que desejar.

De acordo com Silveira, a ideia geral agora é fazer com que o Auxílio-gás nacional seja pago em forma de Vale. O cidadão só vai poder usar esse dinheiro para comprar o botijão de gás em redes credenciadas pela Agência Nacional de petróleo (ANP).

“O governo federal vai fornecer botijão de gás a 20 milhões de famílias, até dezembro de 2025. É o gás para todos”, disse o ministro. 

Lula já assinou o documento

Quem estava ao lado de Silveira no momento dessa declaração, foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre outros pontos, ele assinou o documento que eleva os recursos para o Auxílio-gás nacional. A ideia é que o programa receba um aporte de até R$ 13,6 bilhões já em 2026.

O documento assinado afirma que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) vai ser a responsável por credenciar as revendedoras que desejam participar voluntariamente do programa. A ANP vai definir uma espécie de teto de valores para os botijões que serão vendidos no programa Gás para todos.

URGENTE: Governo decide AMPLIAR Auxílio-gás nacional em 2025; veja quem será impactado
Mudanças no Auxílio-gás nacional já foram assinadas por Lula. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Auxílio-gás nacional

Como dito, o Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Atualmente mais de 5 milhões de pessoas são atendidas. Os repasses são feitos sempre a cada dois meses, e giram em torno dos R$ 100.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, ele também precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo vigente.

O ministério também exige que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sob medidas protetivas da Justiça, têm prioridade no processo de seleção. O mesmo vale para os usuários que fazem parte do Bolsa Família.

Pagamentos de agosto do Auxílio-gás

Enquanto as mudanças indicadas pelo governo federal não são implementadas, os pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto segue sendo realizado normalmente de acordo com as regras anteriores.

Especificamente nesta segunda-feira (26), o saldo está sendo liberado em conjunto com o Bolsa Família para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, de acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?