O programa Desenrola FIES, lançado no final de 2023 pelo governo federal, vem alcançando resultados expressivos na regularização das pendências com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
De acordo com dados oficiais, cerca de 18% dos devedores do programa já quitaram suas dívidas, aproveitando as condições vantajosas oferecidas pelo programa.
Até o momento, o Desenrola FIES já possibilitou a negociação de R$ 9 bilhões em débitos em aberto, com R$ 382 milhões retornando aos cofres do governo.
O programa oferece aos devedores diversas opções de pagamento, como descontos de até 96% sobre o valor total da dívida, parcelamento em até 150 meses e a possibilidade de amortização de 100% dos juros e encargos.
O prazo final para aderir ao Desenrola FIES é maio de 2024. Para informações mais específicas, os devedores podem acessar o site oficial do programa ou entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).
Todavia, organizamos esse texto para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes inadimplentes do FIES. Portanto, nos acompanhe para saber muito mais!
Como mencionamos anteriormente, temos excelentes notícias para quem tem dívidas do FIES! O governo está oferecendo descontos imperdíveis de até 96% no valor original da dívida, com opções de pagamento à vista ou parcelado.
Para quem está com mais de 90 dias de atraso, as opções são:
Além disso, para quem está com mais de 360 dias de atraso, as condições variam.
Assim sendo, os estudantes do FIES inscritos no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial em 2021, podem garantir um desconto de até 99% no valor total da dívida. Ademais, o parcelamento pode ser feito em até 15 meses.
Já para os demais inadimplentes, os descontos podem chegar a 77% no valor total da dívida. Da mesma forma, pode-se parcelar em até 15 vezes.
Importante:
Você pode se interessar em ler também:
Como mencionamos anteriormente, até 31 de maio de 2024, você tem a chance de quitar sua dívida do FIES em condições vantajosas com o programa Desenrola.
Este passo a passo completo o ajudará a entender cada etapa do processo de renegociação, desde a escolha do banco até a simulação de parcelas e a documentação necessária.
1 – Escolha o Banco Credor:
2 – Simule as Parcelas:
3 – Tenha em mãos a seguinte documentação para dar andamento à renegociação:
Caixa Econômica Federal:
Banco do Brasil: