A Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) publicou nesta segunda-feira, dia 29 de maio, o gabarito preliminar da prova objetiva do Vestibular 2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar as respostas oficiais por meio do site da Vunesp, fundação responsável pelo processo seletivo.
A Univesp aplicou as provas do Vestibular 2023 no último domingo, dia 18 de maio, para cerca de 99 mil candidatos. Além de uma prova de redação em língua portuguesa, a universidade aplicou uma prova objetiva sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio.
De acordo com o cronograma, o período para interpor recurso contra o gabarito preliminar já está aberto. Os interessados em contestar as respostas oficiais das questões objetivas poderão interpor recursos até as 23h5 de amanhã, dia 30 de maio, por meio do site da Fundação Vunesp. A Univesp deve publicar o gabarito definitivo logo após a análise desses recursos.
O cronograma do Vestibular 2023 indica ainda que a publicação do resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada para as matrículas, está prevista para o dia 3 de julho de 2023. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar os procedimentos de matrícula entre 5 e 10 de julho.
A Univesp pretende realizar até três chamadas para o preenchimento das vagas. A 2ª chamada está prevista para o dia 12 de julho, com matrículas entre os dias 13 e 17 de julho. Já a 3ª chamada está prevista para o dia 19 de julho, com chamadas nos dias 20 e 21 de julho.
Como foi o Vestibular 2023?
Como mencionado anteriormente, a aplicação das provas aconteceu ontem (28) no período da tarde em cidades de diversas regiões do Estado de São Paulo.
Conforme estabelecido por meio do edital, a avaliação será elaborada em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e com a BNCC. Nesse sentido, os candidatos responderam a uma prova composta por 56 questões objetivas sobre disciplinas do Ensino Médio, abarcando assuntos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês.
Além disso, a Univesp aplicou também uma prova de redação em Língua Portuguesa, que exigiu a escrita de um texto no formato dissertativo-argumentativo. O tema proposto na prova foi “Escola inclusiva: entre um convívio enriquecedor e os desafios na aprendizagem”.
Além dessa seleção tradicional, o processo seletivo aceitou também as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fins de classificação. O candidatos que optaram por essa modalidade puderam usar as notas do Enem de 2020 a 2022.
O edital estabelece que os candidatos pretos, pardos e indígenas e estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas podem ser contemplados com o Sistema de Pontuação Acrescida. Nesse caso, esses candidatos recebem bonificação sobre a nota obtida na prova da Univesp ou no Enem.
Oferta de vagas e cursos
Conforme estabelecido no edital, ao todo a Univesp está ofertando 25.440 vagas para ingresso de novos alunos neste ano letivo. As oportunidades ofertadas estão distribuídas por mais de 400 polos da universidade localizados em 366 municípios do Estado de São Paulo (SP). As vagas ofertadas no Vestibular 2023 são para os seguintes eixos:
- Licenciaturas: Letras, Matemática e Pedagogia;
- Computação: Bacharel em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação;
- Negócios e Produção: Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharel em Administração e Bacharel em Engenharia de Produção.
Os cursos da Univesp contam com aulas e atividades desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. As atividades avaliativas também poderão acontecer virtualmente ou mesmo presencialmente em um dos polos de apoio presencial da universidade.
Confira mais detalhes no edital do Vestibular 2023.
Leia também Unic e Uniderp abriram o período de inscrição para o Vestibular Unificado de Medicina 2023/2; saiba mais.