As universidades existem há centenas de anos, e até milênios em alguns casos, mas nem todas resistiram ao tempo.
Ao longo dos séculos, muitas dos centros acadêmicos mais antigos do mundo sofreram divisões, se transformaram em diversas faculdades autônomas ou se modernizaram muito. Ou seja, não mantiveram intactas de qualquer modo.
Por outro lado, há certas faculdades importantes por seus legados históricos. Elas conseguiram provar sua capacidade de se adaptar aos contextos contemporâneos e permanecer relevantes em um mundo globalizado, apesar da intensa competição.
Trouxemos uma lista com as cinco universidades mais antigas do mundo, coincidentemente todas localizadas na Europa.
Universidade de Bolonha – 1088
Localização: Itália
A Universidade de Bolonha foi fundada em 1088 e nunca deixou de funcionar. Detém o título de universidade mais antiga do mundo. Até pouco tempo era destinada apenas a doutorados, mas hoje possui uma gama diversificada para todos os níveis de ensino.
Universidade de Oxford – 1096
Localização: Reino Unido
Na Universidade de Oxford estudaram cerca de 28 primeiros ministros do Reino Unido, 20 arcebispos de Canterbury, 12 santos, 27 ganhadores do Nobel, 50 vencedores do Prêmio Nobel, além de ninguém menos Stephen Hawking.
Embora a data exata da fundação da universidade permaneça um pouco vaga, as evidências do ensino datam de 1096, e alguns afirmam que ela foi estabelecida ainda mais cedo.
Universidade de Salamanca – 1134
Localização: Espanha
A Universidade de Salamanca foi fundada em 1134 e recebeu a Carta Real em 1218, tornando-a a instituição mais antiga da Espanha, depois da extinta Universidade de Palência. Foi ela que deu apoio a Cristóvão Colombo em suas expedições. Atualmente atende a cerca de 26.746 estudantes em seus nove campi.
Universidade de Paris – 1160 | 1250
Localização: França
A Universidade de Paris, também chamada de ‘la Sorbonne’, é conhecida por ter sido uma das primeiras universidades estabelecidas na Europa, embora tenha sido suspensa de operar entre 1793 e 1896, logo após a Revolução Francesa.
Agora é dividida em 13 instituições autônomas, as quais mantêm a alta reputação da universidade original.
Universidade de Cambridge – 1209
Localização: Reino Unido
Fundada em 1209 por um grupo de acadêmicos que deixaram a Universidade de Oxford devido a conflitos políticos, a Universidade de Cambridge está agora classificada como a sétima melhor do mundo.
Vale saber que as universidades Oxford e Cambridge mantêm um saudável senso de rivalidade, que vem à tona no famoso evento anual de Corrida de Barcos.
Muito legal, não é mesmo?
Aproveite para ler também sobre 6 vantagens de fazer intercâmbio para estudar