As aulas estão suspensas no Espírito Santo (ES) desde meados de março por conta da crise sanitária da covid-19.
Só em 26 de agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), anunciou autorização para a retomada das aulas presenciais nas universidades do ES. Assim, as atividades presenciais já podem acontecer a partir desta segunda-feira (14).
No entanto, as universidades devem seguir o protocolo sanitário que a Secretaria da Saúde (Sesa) definiu por meio de portaria. O protocolo foi publicado no Diário Oficial no mês passado e prevê medidas administrativas e sanitárias a serem adotadas na volta às aulas presenciais.
Assim, as instituições deverão seguir um Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), também previsto na portaria.
As universidades têm autonomia para escolher
No entanto, apesar do aval do Governo do ES, as instituições podem optar por continuar com o ensino remoto.
Desse modo, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que é a maior instituição de ensino do ES decidiu por continuar de forma remota. Assim, as aulas on-line deverão ocorrer até o dia 15 de dezembro.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também deve seguir com o ensino remoto até o final de 2020, desse modo, não terá mais atividades presenciais este ano.
Já na rede privada, a Universidade Vila Velha (UVV) e a Faesa, entre outras, devem retomar as aulas presenciais nesta segunda.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!