A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulga nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular Misto 2024.
Desse modo, os candidatos poderão consultar a partir das 16h (horário de Brasília) de hoje a lista final de isentos no Portal de Ingresso da Unifesp.
Os candidatos com pedidos deferidos estão dispensados de pagar a taxa, enquanto os candidatos com pedidos indeferidos deverão pagar a taxa para participar do Vestibular Misto 2024.
Quem tem direito à isenção?
De acordo com o edital, a Unesp estabeleceu que têm direito ao benefício da isenção da taxa de inscrição os candidatos que puderam comprovar cumulativamente:
- Ter se inscrito para fazer as provas do Enem 2023 e concordar com a utilização da nota bruta (sem variação da Teoria da Resposta ao Item – TRI);
- Comprovar ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
- Ter renda bruta mensal familiar per capita não superior ao valor de R$ 1.980,00.
Vestibular Misto 2024: Período de inscrição
De acordo com a Unifesp, o período de inscrição para o Vestibular Misto 2024 será do dia 16 de outubro ao dia 24 de novembro. Como acontece tradicionalmente, a Unifesp receberá as inscrições de forma virtual.
O Vestibular Misto é o processo seletivo da Unifesp que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com as notas obtidas nas provas aplicadas pela Unifesp.
Portanto, somente poderão se inscrever no Vestibular Misto 2024 os estudantes que já estão inscritos no Enem 2023.
Conforme as orientações do edital, os interessados deverão acessar o site da Unifesp e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição no período mencionado.
No momento do cadastro, além de informar os dados pessoais, o estudante deverá escolher uma opção de curso de graduação. Além disso, o candidato deverá indicar também se deseja participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.
Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até 25 de novembro para efetivar o cadastro.
Provas do Vestibular Misto 2024
Como mencionado, parte da nota usada para fins de classificação dos inscritos no Vestibular Misto é referente ao desempenho do candidato em prova aplicada pela Unifesp.
De acordo com o cronograma, a universidade aplicará as provas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2024. Segundo o cronograma, os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir de dezembro.
A aplicação acontecerá nos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A avaliação será composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, com a seguinte composição:
- Língua Portuguesa: 30 questões objetivas;
- Língua Estrangeira: 15 questões objetivas;
- Conhecimentos Específicos (Matemática, Biologia, Química e Física): 20 questões objetivas;
- Prova de redação em Língua Portuguesa.
Resultado
A Unifesp ainda não divulgou o quantitativo de vagas ofertadas nessa edição da seleção. No entanto, adiantou que entre os cursos ofertados está o bacharelado em Medicina, ministrado de forma presencial e em período integral no campus São Paulo.
Os gabaritos preliminares das provas estão previstos para o dia 13 de janeiro. Ainda não há data para a publicação do resultado final, mas a previsão é que a lista de classificados em 1ª chamada seja liberada em fevereiro de 2024.
Acesse o site da Unifesp para mais informações.
Leia também PUC-Campinas encerra as inscrições para o Vestibular 2024; saiba mais.