O desenvolvimento de software consiste na criação de programas de computador. Os profissionais dessa área pode trabalhar tanto individualmente, quanto com uma equipe. O objetivo da profissão é criar um programa que seja de fácil uso e que satisfaça às necessidades daquele que o utiliza. Se você já atua na área, ou não atua, mas entende o básico, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o curso Boas Práticas em Desenvolvimento de Software, da UNICAMP!
Quem pode cursar
O curso de Boas Práticas em Desenvolvimento de Software é destinado a pessoas que já conhecem um pouco da área. Estas podem ser profissionais iniciantes, ou que querem ingressar no mercado, mas já têm uma noção do desenvolvimento de sofware. Portanto, o curso não é indicado para os iniciantes.
Qual é o conteúdo
O curso da UNICAMP conta com 9 aulas, apresentadas em 40 hora, ministradas pelo professor Silvio Rhatto, que, dentre outras competências, desenvolve software livre há mais de 10 anos. A primeira aula se trada da metodologia e técnicas para produzir melhor, ao passo que a segunda fala sobre ambientes de desenvolvimento.
Na terceira aula, o aluno se aprofundará em licenciamento de software e na quarta, ele conhecerá sobre o controle de versão e social coding. Quando chegar na quinta aula, o aluno aprenderá sobre DevOps (desenvolvendo e orquestrando). Na sexta aula, ele entenderá mais sobre segurança e privacidade.
A sétima aula fala a respeito de saber quando inovar, ou quando se ater ao conhecido. NA oitava, o professor ensina os alunos a lidares com os seus clientes. Por fim, a nona aula é o encerramento do conteúdo.
Aprendizado profissional
O curso de Boas Práticas em Desenvolvimento de Software faz com que o aluno se aprofunde em seu conhecimento. Ele aprenderá que é preciso, para atuar na área, ser criativo e saber trabalhar em equipe. Além disso, ele verá como há desafios na prática, como na integração dos elementos já disponíveis.
Assim, o curso consegue ampliar a visão do aluno, mostrando que a atuação profissional não pode se ater a codificação do raciocínio em linguagem de programação. Além disso, o professor apresenta diversos problemas que o profissional da área pode enfrentar e sugere maneiras de lidar com ele.
Objetivo do curso
Há diversos cursos no mercado que tratam do desenvolvimento de softwares, mas eles podem deixar escapar temas importantes. Por isso, o curso tem a intenção de ofertar ao aluno a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento na área, especialmente no que tange às questões práticas. Algumas delas, segundo o site do curso, são a manutenção de um ambiente para o desenvolvimento, licenciamento, segurança e controle de versão.
Como se inscrever
O aluno que desejar ingressar no curso de Boas Práticas em Desenvolvimento de Software, da UNICAMP, deverá ter cadastro no site. Para fazê-lo, é basta ir até a página do curso e clicar em “Ir para o curso”. Na tela, abrirá uma janela para que os alunos já cadastrados façam seu login, ou com a opção de se cadastrar, caso ainda não seja. Após a realização do cadastro, basta voltar à página do curso, para iniciá-lo.