Unicamp abre período para pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe a partir desta segunda-feira, dia 15 de maio, os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com o calendário, os interessados poderão solicitar a isenção da taxa até o dia 5 de junho de 2023. A isenção valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2024 como para a modalidade Enem-Unicamp 2024.
Como solicitar a isenção?
Conforme as orientações da Comvest, os pedidos de isenção da taxa de inscrição deverão ser feitos de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da Comvest e realizar o preenchimento de formulário eletrônico.
Além de informar todos os dados solicitados, os estudantes deverão digitalizar e enviar todos os documentos exigidos para a comprovação dos critérios.
Quem pode solicitar o benefício?
Conforme o edital, a Unicamp vai conceder isenções em quatro modalidades. São elas:
- Modalidade 1 – candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
- Modalidade 2 – funcionários da Unicamp/Funcamp;
- Modalidade 3 – candidatos aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
- Modalidade 4 – candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.
A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e 150 isenções na modalidade 4, enquanto para as modalidades 2 e 3 o número de isenções é ilimitado.
O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2023 o Ensino Médio. A lista de documentos necessários para a comprovação dos critérios está disponível no edital.
Resultado
Ainda segundo o calendário, a Unicamp vai liberar a lista de estudantes contemplados com a isenção no dia 28 de julho. Os candidatos receberão e-mail da instituição com a informação.
Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024 e no Enem-Unicamp 2024. Portanto, posteriormente, é necessário fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
Os candidatos com pedidos de isenção indeferidos deverão pagar a taxa de inscrição para participar dos processos seletivos.
Vestibular 2024
A Unicamp já divulgou as principais datas do Vestibular 2024. De acordo com a instituição, o período de inscrição para o Vestibular Unicamp 2024 será do dia 31 de julho até o dia 31 de agosto de 2023.
Tradicionalmente, o Vestibular da Unicamp conta com duas fases. Conforme o calendário, a aplicação da 1ª fase está prevista para o dia 29 de outubro de 2023.
Já a aplicação da 2ª fase acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, no último mês do ano. Desse modo, as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.
Haverá ainda testes de habilidades para os candidatos a alguns cursos. Conforme divulgado pela Comvest, a Unicamp aplicará as Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música em setembro e outubro.
Para os demais cursos que exigem provas específicas, que são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, a aplicação dos testes acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023.
Obras literárias
A Unicamp já divulgou também a lista de obras literárias de leitura obrigatória para o Vestibular 2024. Desse modo, os estudantes deverão ler as seguintes obras:
-
“A Tarde”, de Olavo Bilac;
-
“Olhos d’água“, de Conceição Evaristo;
-
“Carta de Achamento a el-rei D. Manuel”, de Pero Vaz de Caminha;
-
“Casa Velha”, de Machado de Assis;
-
“O Ateneu”, de Raul Pompeia;
-
“Niketche – uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane;
-
“Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles;
-
Canções escolhidas, de Cartola;
-
“Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.
Acesse o site da Comvest para mais informações.
Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.