A União Ibérica foi vivida por Portugal e Espanha e impactou diretamente o Brasil. Desse modo, aparece como estudos no Período Colonial, possuindo grande relevância.
A saber, a União Ibérica poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
A União Ibérica foi um período vivido pelos reinos de Portugal e Espanha quando deixaram de ser nações distintas e viraram uma só. Por conta disso afetou diretamente a relação com o Brasil.
Esse período durou 60 anos entre 1580 e 1640, ou seja, logo após o começo da colonização portuguesa no Brasil. Em síntese, devido a diversos problemas em relação à sucessão do trono português, os espanhóis assumiram o controle.
Para entender melhor o que de fato aconteceu, vamos elencar as causas, acompanhe!
Durante o período da União Ibérica o mundo estava desfragmentado e diversos conflitos por territórios eram comuns. Além disso, os reis participavam dessas disputas. Como por exemplo Dom Sebastião, um rei português que sumiu após um combate com os mouros.
A saber, Dom Sebastião morreu muito jovem, sem deixar herdeiros e por isso Dom Henrique que era tio-avô de Dom Sebastião assumiu o trono por dois anos até a sua morte.
Por conta disso, os portugueses ficaram sem saber quem assumiria o trono. E após algumas disputas, Filipe I do Reino da Espanha assumiu o trono português.
Por esses motivos tudo que pertencia ao trono português passou a ser dominado pela Espanha, inclusive o Brasil. Nesse período o Brasil era um grande produtor de açúcar e por isso interessava muito aos espanhóis.
Em resumo, vamos abordar principalmente as consequências da União Ibérica que chegaram até o território brasileiro. A principal delas foi o fim do Tratado de Tordesilhas culminando no Império Colonial Ibérico.
Muitos conflitos foram travados como o Império Ibérico, podemos citar:
Ademais, as invasões ao território brasileiro começaram a acontecer. Ingleses, franceses e holandeses invadiram territórios brasileiros, veja os motivos:
Por fim, surgiu o bandeirismo no sudeste brasileiro. Ele aconteceu por algumas razões, devido o fim dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, possibilitando a tomada do interior do Brasil.
O período chegou ao fim após a Restauração Portuguesa, quando os portugueses retornaram ao trono. Dessa forma, D. João IV, assume o trono de Portugal.
Por consequência disso o Brasil volta a ser controlado somente pela Coroa Portuguesa, além disso houve a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.
Não deixe de ler também – História: Características do Salazarismo em Portugal