A Universidade Federal do Distrito Federal (UnDF) já liberou o resultado preliminar do 1º Processo Seletivo Estudantil, que visa a formação das primeiras turmas da instituição. Os documentos referentes a esse vestibular estão disponíveis no site da UnDF.
Além de divulgar a lista provisória com a homologação dos candidatos, a UnDF liberou a lista de inscrições indeferidas. Nesta quinta-feira, dia 29 de junho, a universidade publicou também as convocações para os procedimentos de heteroidentificação.
Passarão por esse procedimento de verificação todos os candidatos com inscrições homologadas que, no momento da inscrição, optaram por concorrer às vagas dentro do sistema de cotas, ou seja, às vagas para pretos e pardos. Confira aqui as convocações.
Conforme as orientações da UnDF, os interessados poderão interpor recursos contra inscrições não homologadas. O período para a contestação será o dia 7 ao dia 10 de julho.
Resultado e matrícula
Após a análise dos recursos, a UnDF publicará o resultado final. A universidade publicou ontem uma retificação alterando o cronograma.
De acordo com o novo cronograma, a classificação final do 1º Processo Seletivo Estudantil será publicada no dia 17 de julho. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas das 9h do dia 18 às 23h59 do dia 21 de julho.
A universidade ainda não divulgou as orientações para as matrículas. No entanto, o edital de abertura já indica a necessidade de apresentar uma relação de documentos para o registro acadêmico. Um desses documentos é o certificado de conclusão do Ensino Médio, pré-requisito para cursar uma graduação.
1º Processo Seletivo UnDF
A UnDF foi criada em 2021. Desse modo, esse certame é o 1ª processo seletivo realizado pela instituição para a formação das primeiras turmas.
Conforme indicado em edital, para a classificação dos inscritos, a UnDF usou exclusivamente as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade aceitou as notas de uma das edições ocorridas nos últimos cinco anos, ou seja, entre 2018 e 2022.
O edital indica ainda que a seleção dos estudantes será feita com o somatório das notas obtidas nas provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A universidade também considerou a nota da Redação.
Para concorrer às vagas na UnDF, o candidato deve ter obtido nota mínima no Enem de 300 pontos em linguagens, 300 em ciências humanas, 200 em matemática, 200 em ciências da natureza. Além disso, a nota mínima exigida para a prova de redação é de 200 pontos.
Em resumo, o 1º Processo Seletivo Discente aceitou a participação de estudantes que:
- têm Ensino Médio completo;
- não têm ensino superior;
- não estão matriculados em curso do ensino superior;
- tenham feito o Enem entre 2018 e 2022.
Vagas e cursos ofertados
A oferta total da UnDF é de 360 (trezentos e sessenta) vagas. As oportunidades contemplam 9 (nove) opções de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos), sendo 40 (quarenta) vagas para cada curso:
- Licenciatura em Pedagogia (matutino);
- Licenciatura em Matemática (matutino);
- Bacharelado em Engenharia de software (matutino);
- Bacharelado em Sistema de informação (matutino);
- Tecnológico em Gestão ambiental (matutino);
- Bacharelado em Serviço social (noturno);
- Tecnológico em Produção cultural (noturno);
- Tecnológico em Gestão pública (noturno);
- Tecnológico em Gestão da tecnologia da informação (noturno).
A UnDF reserva 50% do total das vagas para estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Logo, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2023/2, com a oferta de mais de 6 mil vagas; saiba mais.