A Universidade de Brasília (UnB) publicou nesta segunda-feira, dia 24 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular UAB (Universidade Aberta do Brasil) 2023. Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício já podem consultar o resultado no site do Cebraspe.
Para realizar a consulta, os candidatos deverão indicar o número de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Os interessados em contestar o resultado poderão interpor recursos até as 18h de amanhã, dia 25 de abril (terça-feira), no site do Cebraspe. Após a análise dos recursos, o resultado final dos pedidos de isenção será liberado no dia 2 de maio.
De acordo com o edital, puderam solicitar a isenção da taxa os candidatos que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal) ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública.
O processo seletivo visa a seleção de novos alunos para cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A UnB já recebeu as inscrições para o Vestibular UAB 2023. Os interessados puderam realizar as inscrições até o dia 16 de abril. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 58,00 (cinquenta e oito reais). Os candidatos cujos pedidos de isenção forem indeferidos deverão pagar a taxa para efetivar o cadastro.
Ainda de acordo com o edital, esse processo seletivo conta com duas modalidades de ingresso: aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a média das notas obtidas no Ensino Médio.
Os candidatos que optarem por usar as notas do Enem poderão se inscrever com as edições do exame realizadas nos últimos dez anos. Nesse sentido, a UnB aceitará as notas das edições do Enem de 2013 a 2022.
O documento indica ainda que, no caso dos estudantes que optarem pela seleção via notas do Ensino Médio, será necessário enviar o histórico escolar com o registro de todas as médias. Serão avaliadas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia.
Além disso, a seleção contará com três etapas:
Classificação dos candidatos por meio de uma das modalidades de ingresso descritas;
Avaliação biopsicossocial, somente para os candidatos com a inscrição homologada;
Análise dos documentos para fins de registro acadêmico.
A oferta total da UnB, através da UAB, é de 1.027 vagas para licenciatura nos cursos EaD de Artes Visuais, Geografia, Letras, Música e Pedagogia. Há oportunidades para diversos polos presenciais. Os candidatos puderam indicar o curso/polo e modalidade de seleção no momento da inscrição.
A universidade reserva parte das vagas conforme definido pela sua política de ações afirmativas. Desse modo, há vagas para o Sistema de Cotas para Negros e para o Sistema de Cotas para Escolas Pública, que conta com recorte de renda e percentual de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Conforme o edital, os candidatos aprovados dentro dos sistemas de cotas deverão comprovar os critérios exigidos para garantir a vaga.
Apesar de alterar o período de inscrição, a UnB manteve a publicação do resultado final, com a lista de classificados para as vagas, para o dia 31 de julho. Na mesma data, a UnB deve divulgar as orientações para as matrículas dos convocados através da 1ª chamada.
Acesse o edital do Vestibular na íntegra para mais informações.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Matrículas de estudantes indígenas em universidades subiram 374% no período de 2011 a 2021; saiba mais.