Os eleitores que querem usar o e-Título para votar no segundo turno das Eleições 2022 têm até às últimas horas de hoje (29) para baixar o aplicativo e se cadastrar na plataforma digital.
A versão digital do título de eleitor pode ser usada tranquilamente, substituindo o documento físico. Todavia, é preciso que o e-Título esteja atualizado em sua última versão e com foto.
Desde que foi implementado em 2018, o aplicativo se tornou um dos mais utilizados entre os eleitores, principalmente os jovens, que preferem ter acesso aos seus documentos pelo celular.
Com o e-Título, o cidadão consegue ter consultar várias informações essenciais para o dia da votação, como o local da sua seção, justificar a ausência, emitir a certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, por exemplo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno das eleições deste ano, mais de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo e votaram por meio dele no dia do pleito. Esses dados são apenas do Brasil.
No que se refere aos eleitores que estão fora do país, outras 13 milhões de pessoas também passaram a usar o aplicativo. Desse modo, quem quiser ter acesso a versão digital deve baixar e se cadastrar até às 23h59 deste sábado (29).
Veja como ativar a plataforma digital a seguir:
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por aparelhos com sistema Android e iOS. Basta encontrá-lo no Google Play ou no App Store e fazer o download. Feita a instalação, siga os passos abaixo:
Para confirmar se o procedimento foi bem-sucedido, a sua biometria e foto devem aparecer na tela inicial do app. Contudo, vale ressaltar que também é possível fazer o login com o QR Code impresso na versão impressa do documento. Veja a orientação abaixo:
Caso o eleitor não consiga ter acesso ao seu documento físico antes das eleições, não precisa se preocupar. Isso porque, é possível exercer a sua cidadania mesmo sem o título de eleitor.
Neste caso, no dia da votação do segundo turno, basta levar um documento oficial com foto, como o RG ou CNH. O cidadão também pode baixar o aplicativo e-Título (Android e iOS), e apresentar a versão digital do documento.