Esta é a última semana de inscrições para os interessados em ingressar no Instituto Militar de Engenharia (IME) e seguir carreira dentro da área de engenharia, podendo ou não atuar como militar. As oportunidades abrangem todo o território nacional.
Para ingressar no curso, o candidato precisa estar concluindo ou já ter concluído o ensino médio em 2022.
Os candidatos aprovados passarão por formação e, após o termino do curso, poderão optar por se tornar um oficial da ativa (ao seguir carreira) ou da reserva (não seguir carreira).
O curso de formação acontece na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Ao todo, o IME oferece 92 vagas para candidatos de nível médio, conforme consta em edital:
As vagas para o CACFG / Ativa destinam-se aos candidatos que desejam seguir carreira nas forças armadas nacionais.
Entretanto, os que buscam apenas a formação de engenharia, sem seguir carreira militar, devem optar pelo CACFG / Reserva.
O curso tem duração de cinco anos e durante esse período, os alunos recebem ajuda de custo de R$ 1.334,00, além de fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica e alojamento.
O candidato pode optar por uma das seguintes formações em engenharia:
No entanto, a escolha da especialidade do curso de engenharia será realizada pelo candidato apenas após a conclusão do nível básico e de acordo com a classificação alcançada pelo candidato nesse primeiro ciclo e, também, dependendo do número de vagas e especialidades disponibilizadas pelo Estado Maior do Exército.
Para participar do concurso, os candidatos precisam cumprir alguns requisitos básicos, como:
Os candidatos interessados em participar do concurso público para admissão e graduação CA / CFG devem realizar a inscrição até o dia 10 de julho de 2022, diretamente pelo site do IME.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 140.
O concurso IME prevê a, principio, prova objetiva e prova discursiva. A primeira, com data de aplicação programada para o dia 25 setembro, avaliará os candidatos em 40 questões de múltipla escolha, divididas entre: matemática, física e química.
Os candidatos aprovados na primeira fase passarão em seguida pela prova discursiva, desta vez sobre conhecimentos nas áreas de matemática, física, química, português e inglês. A aplicação das provas acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro.
As provas serão realizadas simultaneamente nas seguintes cidades pelo Brasil:
Os candidatos aprovados na primeira e segunda fase passarão ainda por inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e procedimento de heteroidentificação.
Mais informações, consulte o edital na íntegra.