Enem e Vestibular

UFRJ ofertará mais de 9 mil vagas nas duas edições do SiSU 2022

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou o número de vagas que vai ofertar para os dois processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2022. De acordo com a UFRJ, ao todo, serão ofertadas 9,2 mil vagas nas duas edições. 

Para o SiSU do primeiro semestre de 2022 a oferta será de 5.223 vagas, enquanto as outras 4.027 serão para a edição do segundo semestre. 

Em conformidade com a Lei de Cotas, a universidade irá reservar metade das vagas para candidatos que tenham cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para PcD’s (pessoas com deficiência).

SiSU 2022 usará notas do Enem 2021

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção do SiSU 2022 será feita exclusivamente por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Portanto, só poderão concorrer às vagas os estudantes que fizeram o exame.

A UFRJ estabeleceu como exigência para concorrer às vagas ofertadas no SiSU a nota mínima de 300 pontos na prova de redação. Além disso, os candidatos não podem ter zerado nenhuma das provas objetivas do Enem.

O MEC deve divulgar em breve o período de inscrição do SiSU, que será posterior à data de divulgação dos resultados do Enem. As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. O Inep realizará a reaplicação em janeiro de 2022. Os resultados do exame estão previstos para 11 de  fevereiro de 2022

O SiSU é um dos principais programas do governo federal e seleciona, duas vezes ao ano, alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior. 

Veja mais detalhes sobre o SiSU.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE divulga gabaritos das duas primeiras etapas do SSA 2022.