Em 06 de junho, a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) publicou novo edital em Diário Oficial da União. O documento, portanto, diz respeito a processo seletivo com 29 vagas para Professor Substituto.
Isto é, uma cargo que exige ensino superior e que, para este contrato, será temporário, com a duração de um ano e possibilidade de prorrogação.
Desse modo, aqueles que tiverem interessem em concorrer a estas vagas poderão se inscrever entre 21 e 30 de junho.
Veja também: Caixa tem prazo de concurso encerrado
Nesse sentido, o Reitor da Universidade, Valdiney Gouveia, comentou sobre a nova seleção.
“Ainda que uma renovação de forma temporária, mas é importante para a Universidade, de forma a dar oportunidade para que esses profissionais possam escolher a UFPB e ter a chance de saber se é esse efetivamente o campo que escolhem – o ensino, a pesquisa e a extensão”, declarou.
De acordo com o edital, a UFPB oferta 29 vagas para o cargo de Professor Substituto. Esta função, portanto, conta com uma remuneração que varia de acordo com a carga horária e denominação, da seguinte forma:
Além disso, é possível receber um valor a mais, de acordo com a sua formação acadêmica:
As áreas para a função de Professor são:
É importante lembrar que não são todas as áreas que exigem mestrado ou doutorado. No entanto, o candidato deverá conferir todas as exigências para a área pretendida, de acordo com as regras do edital.
A UFPB exige que o candidato cumpra com requisitos básicos, além da aprovação no concurso, para haver a contratação.
Nesse sentido, é necessário:
Veja também: INSS irá nomear 1.000 aprovados em concurso
Portanto, o candidato deverá estar dentro destes critérios para ingressar na UFPB.
Aqueles que desejam trabalhar na UFPB com contrato temporário de um ano deverão passar pelo processo seletivo. Este, então, consistirá em:
Assim, primeiramente, a prova didática será uma aula expositiva ou de natureza teórico-prática, acerca de um tema a ser sorteado entre os previamente definidos. Além disso, o candidato deve, obrigatoriamente, apresentar um plano de aula, sendo uma cópia a cada examinador, antes da aula.
Então, haverá a análise de títulos para aqueles que obtiverem, no mínimo, média 70 na Prova Didática.
A fase de prova de títulos será a apreciação dos documentos comprobatórios que os candidatos apresentarem sobre sua experiência docente, científica, técnica, tecnológica, extensionista, cultural, artística ou profissional. Ademais, estes também poderão apresentar trabalhos realizados ou publicados nos últimos 05 anos.
Assim, logo que se aprovar, o candidato assinará o contrato com duração de até 01 ano. Contudo, este pode ter prorrogação até o limite legal do art. 4º da Lei nº 8.745/93.
Para se inscrever no processo seletivo da UFPB, o candidato deve se dirigir à secretaria do departamento responsável pela área objeto do Processo Seletivo entre 21 e 30 de junho.
Então, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Veja também: IBGE terá novo Concurso Público para Agente Censitário de Mapeamento
Desse modo, os valores da taxa de inscrição serão de:
É importante lembrar, ainda, que há possibilidade de efetuar a inscrição pessoalmente, por procuração ou por via postal (tipo Sedex).
Os candidatos que desejam trabalhar na UFPB devem conhecer o órgão.
Nesse sentido, salienta-se que a Universidade conta com um total de 130 cursos, dos quais 119 são presenciais e 11 na modalidade de educação a distância. No que se refere ao corpo discente, são 33 mil estudantes, segundo dados de 2022.
Já no ensino de pós-graduação, são 137 cursos, sendo:
Além disso, a UFPB indica que vem evoluindo em suas avaliações pelo MEC, o qual usa o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), de 1 a 5. Atualmente, portanto, a Universidade tem IGC igual a 4. São 85% dos cursos da UFPB com conceito 4 e 5 na graduação.