A Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou o edital com as regras, procedimentos e cronograma do Processo Seletivo Especial, destinado à seleção diferenciada para candidatos indígenas e quilombolas (PSE-I/Q) 2024.
As vagas são exclusivas para as pessoas que possam comprovar que são indígenas ou quilombolas.
De acordo com o cronograma, a universidade abrirá o período de inscrição no dia 17 de julho de 2023, próxima segunda-feira. Os interessados poderão se inscrever no PSE-I/Q 2024 até o dia 30 de agosto.
PSE-I/Q 2024: Inscrições
Conforme as orientações do edital, a UFPA receberá as inscrições para o PSE-I/Q de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da CEPS (Centro de Processos Seletivos) e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
O edital estabelece ainda que, para a inscrição no processo seletivo, o candidato deve comprovar seu pertencimento étnico a povos indígenas ou comunidades quilombolas, sendo residente ou não em sua comunidade.
A Declaração de Pertencimento tem que conter informações sobre o pertencimento, atuação e residência ou não do(a) candidato(a) na comunidade e ser emitida e assinada por três líderes, fornecendo-se os números de RG e/ou CPF das respectivas lideranças.
- Para estudantes indígenas, a liderança deve ser da mesma etnia do candidato ou lideranças políticas reconhecidas pelo povo indígena do território de origem do candidato.
- Para estudantes quilombolas, os líderes devem ser membros da atual Diretoria da Associação que representa legalmente a comunidade.
Processo de seleção
Para fins de classificação dos inscritos, a UFPA realizará a aplicação de uma prova de redação e também fará entrevistas com os candidatos. Ambas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório, sendo que cada uma valerá até 10 (dez) pontos.
De acordo com o cronograma, a aplicação da prova de redação em Língua Portuguesa está marcada para o dia 1º de outubro de 2023. No dia da prova, a UFPA exigirá a apresentação de documento oficial de identificação com foto e também da Declaração de Pertencimento (original).
O edital indica que haverá locais de prova nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure para os candidatos quilombolas. Para os candidatos indígenas, a aplicação acontecerá em Altamira e Belém.
A segunda etapa consiste na realização de entrevista individual, que ocorrerá nos dias 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h.
As Entrevistas serão realizadas por, pelo menos, dois examinadores vinculados à UFPA que constituirão as Comissões Avaliadoras em cada um dos Campi, as quais deverão contar com a participação de indígena(s) ou quilombola(s), previamente validadas pela COPERPS.
Vagas e resultados
Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UFPA para o PSE-I/Q é de 788 (setecentas e oitenta e oito) vagas, sendo 394 (trezentas e noventa e quatro) vagas para estudantes indígenas e 394 (trezentas e noventa e quatro) vagas para estudantes quilombolas.
O edital indica que as oportunidades contemplam 197 (cento e noventa e sete) opções de cursos de graduação (tecnólogos, bacharelados e licenciaturas), ofertados de forma presencial pela UFPA.
A divulgação do resultado final do processo seletivo está marcada para o dia 19 de dezembro deste ano. Os convocados para as matrículas deverão apresentar documento que comprove a conclusão do Ensino Médio e também a Declaração de Pertencimento à comunidade indígena ou quilombola.
Principais datas do PSE-I/Q 2024
- Inscrições: de 17 de julho a 30 de agosto de 2023
- Prova de redação: 1º de outubro de 2023
- Entrevista: 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023.
Acesse o edital do PSE-I/Q na íntegra para mais informações.