Com Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) retoma as aulas de maneira remota na próxima semana, dia 8 de setembro.
Em 17 de junho o MEC publicou portaria prorrogando a suspensão das aulas presenciais no Diário Oficial da União. No mesmo documento, a pasta autorizou a substituição das aulas presenciais por atividades remotas até o fim do ano para federais.
Assim, a UFBA decidiu por manter as aulas presenciais suspensas até o fim do ano e estabeleceu um calendário com aulas online por três meses. Desse modo, as aulas e atividades remotas iniciarão no dia 8 de setembro e devem ir até 18 de dezembro do ano.
A medida de adoção do SLS 2020 foi assinada pelo reitor João Sales em 24 de julho e passou pela aprovação do Conselho Superior, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
O semestre online não tem caráter obrigatório, assim, os alunos não serão obrigados, por exemplo, a efetivar matrícula e participar.
Além disso, o SLS 2020 não interferirá nos semestres de 2020. Desse modo, o período letivo de 2020.1 permanece inalterado no sistema acadêmico até a definição de novo calendário para as aulas presenciais.
A UFBA lançou ainda editais de apoio a acesso à internet e compra de equipamentos. Assim, os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não têm ferramentas para acompanhar o SLS podem solicitar apoio por meio dos editais. Clique aqui para mais informações.
O semestre abarca cursos de graduação e de pós-graduação. Assim, os estudantes devem realizar a matrícula via internet, nos sistemas SIAC e SIGAA, respectivamente. O período de matrículas no SLS 2020 se encerra nesta quinta-feira (03).
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!