UFAM abre prazo para pedidos de isenção do PSI 2024
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abre nesta segunda-feira, dia 4 de setembro, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Processo Seletivo para o Interior (PSI) 2024.
O PSI visa o preenchimento de diversas vagas em diversos cursos de graduação ministrados nos campi da UFAM no interior do Amazonas. Conforme divulgado pela UFAM, o valor da taxa de inscrição será R$100,00 (cem reais).
De acordo com o edital, as solicitações de isenção poderão ser feitas até 8 de setembro, próxima sexta-feira. Veja a seguir quem pode solicitar a gratuidade na inscrição, como fazer os pedidos e mais detalhes sobre o PSI 2024!
Isenção da taxa: Como solicitar o benefício
Ainda segundo indica o edital, a UFAM receberá os pedidos de isenção de forma virtual, exclusivamente através do site da COMPEC (Comissão Permanente de Concursos).
Terá direito ao benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que puder comprovar cumulativamente:
- a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
- b) ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
A lista de documentos necessários para a comprovação de renda pode está disponível no edital. Os candidatos devem comprovar os critérios no momento da solicitação, enviando a documentação em anexo.
Resultado da isenção
De acordo com o cronograma, a UFAM deve liberar o resultado preliminar da isenção no dia 19 de outubro. Os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão interpor recursos entre as 10h do dia 20 de outubro e as 17h do dia 21 seguinte (horário oficial de Manaus).
Após a análise dos recursos, a UFAM publicará o resultado final da isenção em 26 de outubro. Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa para efetivar a inscrição no PSI 2024:
PSI 2024: Período de inscrição
De acordo com o edital de abertura do processo seletivo, a UFAM receberá as inscrições para o PSI 2024 no período de 28 de setembro às 23h59 do dia 19 de outubro.
A inscrição se dará por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, a ser disponibilizado no site da UFAM. No momento do cadastro, os candidatos deverão escolher uma das opções dos cursos de graduação ministrados nos campi do interior.
Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa, cujo valor é R$ 100,00 (cem reais), até o dia 20 de outubro para efetivar a inscrição.
Provas do PSI 2024
A aplicação das provas do PSI 2024 estão marcadas para os dias 19 e 20 de novembro. De acordo com o edital, em ambos os dias, a aplicação será no período da manhã, das 8h15 às 13h15 (horário oficial de Manaus).
No 1º dia de prova a UFAM vai aplicar uma avaliação composta por uma posposta de Redação em Língua Portuguesa e por 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e História.
No 2º dia de prova, a universidade aplicará uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre assuntos de Geografia, Física, Biologia e Química.
Oferta de vagas
Ao todo, a UFAM está ofertando 569 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
Parte das vagas está reservada de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, a reserva contemplará estudantes de escolas públicas, com recorte de renda e percentual de vagas para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Conforme o cronograma, a UFAM publicará os gabaritos preliminares em 20 de novembro, cabendo a interposição de recursos nos dias 21 e 22 seguinte. A divulgação do resultado final do PSI 2024 está prevista para o dia 19 de janeiro de 2024.
Confira o edital para mais detalhes.