Recentemente, a UESPI, Universidade Estadual do Piauí recebeu autorização para novo concurso público.
Assim, o anúncio desta autorização ocorreu pela própria governadora do estado, Regina Sousa, no dia 12 de julho. Segunda ela, portanto, a seleção da Universidade contará com um total de 160 vagas para diferentes cargos de Técnico e de Professor.
Além disso, já se sabe que estas vagas serão imediatas. No entanto, ainda há a possibilidade de formação de cadastro de reserva. Isto é, de forma que candidatos com aprovação sejam chamados pelos período que o concurso estiver vigente, de acordo com as demandas da Universidade.
A declaração da governadora ocorreu em conjunto do reitor da UESPI, Evandro Sousa, por meio das redes sociais, assim que finalizaram reunião sobre a questão.
“Em reunião com o Reitor, Evandro Sousa, e equipe, discutimos questões administrativas e autorizei a realização de concurso para professor efetivo com 85 vagas e para técnico administrativo, com 75 vagas para os níveis médio, especializado e superior”, comentou.
Veja também: Concurso SEE PE 2022 abre edital com 596 vagas de assistente e analista
Entenda melhor o que já se sabe sobre a nova seleção.
Até o momento, não há publicação de um edital oficial com todas as informações e regras do concurso para a UESPI. Contudo, de acordo com o próprio governo estadual, já é possível saber sobre a estimativa de vagas do certame.
Nesse sentido, a governadora de Piauí indica que será um total de 160 vagas, sendo:
Assim, ambos os cargos podem se subdividir entre diferentes áreas de atuação. Portanto, apenas será possível entender todos os detalhes das carreiras com publicação do edital.
No entanto, já é possível prever que o cargo de Professor exigirá nível superior de formação. No caso do Técnico Administrativo, é possível que se demande formação em ensino médio ou de curso de nível técnico.
Estas vagas serão efetivas e imediatas, mas, para além destas, a UESPI também poderá contar com cadastro de reserva.
De acordo com o reitor Evandro Sousa, a publicação do edital deve ocorrer dentro de 45 dias depois da autorização do concurso. Portanto, entre agosto e setembro, será possível conferir o documento e se inscrever para a seleção.
“A gente tinha uma solicitação para fazer a contratação de técnico efetivo, isso pra recompor a parte administrativa, sobretudo nos cargos de técnico de nível superior e de nível médio. Então nós estamos agora fazendo ajustes no planejamento, para abrigar esta quantidade de vagas ofertadas. Estamos preparando essa documentação, para que em breve a gente possa lançar os dois editais”, declarou o reitor.
No caso das vagas para Professor, o reitor explica que há carência deste profissionais em diferentes núcleos da Universidade.
“O edital para professor efetivo recompõe as vagas dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), principalmente no interior do estado, em que há uma carência ainda, porque cada curso deve ter, no mínimo, cinco professores efetivos. Nós temos alguns cursos que não têm essa quantidade e agora a gente vai recompor, deixar tudo em ordem.”
Veja também: IO – USP divulga Concurso público para Professor em São Paulo
Desse forma, Evandro também deixa claro que o objetivo é de realizar o concurso ainda neste ano para que os novos servidores possam começar a trabalhar em 2023. Contudo, até o momento, a UESPI ainda não conta com um cronograma definido para o concurso público.
Levando em consideração a falta de servidores e a recente autorização, o concurso da UESPI deve ocorrer em breve.
Junto disso, o fato de que a Universidade não tem nova seleção desde 2012 também soma na necessidade de realizá-lo. Nesse sentido, há 10 anos, a UESPI realizou concurso para o cargo de Técnico.
No entanto, para o cargo de Professor, o último certame foi em 2017, com um total de 237 vagas para Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Dessa maneira, a remuneração variava entre R$ 1.686,82 e R$ 7.590,70.
Além disso, o certame destinou 197 das vagas para início imediato e 40 para cadastro de reserva.
Assim, estas se destinavam a lotações em:
Além disso, alguns dos cursos a que se destinavam estas vagas foram, por exemplo:
A banca examinadora foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). Portanto, os candidatos passaram por uma Prova escrita, Prova didática e Análise de títulos.
Os candidatos que pretendem trabalhar na UESPI devem conhecer a Universidade.
Portanto, é necessário saber que, a partir da Lei Estadual nº 3.967/1984, houve a instituição da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP). Isto é, entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos, que se destinava ao ensino estadual em nível superior.
Então, em 1985, o Decreto Federal nº 91.851 autorizou o funcionamento do Centro de Ensino Superior. Em seguida, no ano de 1986, a aprovação da Lei nº 4.230/88, houve a criação de condições necessárias para instalação da UESPI.
Em 28 de julho do mesmo ano, portanto, ocorre a aula inaugural dos cursos de: Pedagogia/Magistério
É a partir do Decreto Federal de 25 de fevereiro de 1993, que a UESPI começou a funcionar como uma instituição multicampi. Assim, foi possível ampliar suas instalações para as cidades de Floriano, Parnaíba, Picos e Corrente. Também neste ano ocorreu o primeiro edital para ingresso de alunos através de vestibular.
Hoje em dia, a Universidade chega às seguintes cidades:
Dessa maneira, a UESPI oferta cursos nas seguinte modalidades:
Veja também: Unesp anuncia Concurso para Professor no campus de Rio Claro
Seus curso, então, envolvem as áreas de:
Assim, os servidores da Universidade podem trabalhar com diferentes setores.