A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial em Educação a Distância (PSEEaD) 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 20 de abril de 2023, próxima quinta-feira.
Conforme o edital, o processo seletivo visa o preenchimento de vagas nos Cursos de Licenciaturas em Música, em Educação do Campo e Letras – Língua Inglesa, ofertados na modalidade de educação a distância (EAD). O ingresso dos alunos aprovados no PSEEaD 2023 será a partir do segundo semestre letivo deste ano.
Ainda de acordo com o edital, os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível neste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O documento estabelece ainda que o Processo Seletivo Especial em Educação a Distância estará aberto a:
A UERN deve divulgar a lista de inscrições homologadas no dia 5 de maio. Os interessados poderão interpor recursos nos dias 6, 7 e 8 seguintes. Após a análise dos recursos, a universidade publicará o resultado das inscrições no dia 12 de maio.
A classificação dos candidatos será feita por meio do aproveitamento das notas por eles obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, somente os estudantes que tenham feito uma das edições ocorridas entre 2009 e 2022 poderão concorrer às vagas ofertadas nesta seleção. Será eliminado o candidato que tiver obtido nota igual a zero em uma das provas.
A oferta total da UERN é de 534 (quinhentas e trinta e quatro) vagas para ingresso no semestre letivo 2023.2. As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos EAD:
Apesar de serem ministrados na modalidade EaD, os cursos contarão com encontros presenciais obrigatórios para fins avaliativos. Desse modo, no momento da inscrição, o candidato deverá optar entre um dos seguintes polos de apoio presencial: Assú, Caraúbas, Grossos, Lajes, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Parelhas, Patu, São Gonçalo do Amarante, Guamaré, Martins, e Parnamirim.
Nesta seleção, a UERN reserva 15% (quinze por cento) das vagas para os candidatos
autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) portadores de certificado de conclusão do
ensino médio.
Os candidatos que se inscreverem para concorrer às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas (PPI) e as pessoas com deficiência deverão passar por banca de heteroidentificação e perícia de PCD no período de 13 a 31 de maio.
Conforme o cronograma, a divulgação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para o dia 2 de junho, com recebimento de recursos entre os dias 3 e 5 do mesmo mês, exclusivamente por meio do site da universidade.
A publicação do resultado dos recursos contra o resultado preliminar é esperada para o dia 12 de junho, enquanto o resultado final do PSEEaD 2023 será publicado no dia 15 de junho. Na mesma data, a UERN deve divulgar as orientações para as matrículas.
O período para a entrega de documentos para a matrícula institucional dos convocados em 1ª chamada será em julho de 2023. A lista de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital.
Acesse o edital da seleção na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.