Enem e Vestibular

UEPG abre período de inscrição do PSS 2022 nesta segunda-feira (15)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o período de inscrição para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2022. De acordo com o edital, os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de setembro deste ano

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site da CPS (Coordenadoria de Processos de Seleção). Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição até o dia 14 de setembro. O valor da taxa é o mesmo para as três etapas do PSS: R$ 91,00.

Isenção da taxa

Conforme o edital do PSS 2022, os estudantes de baixa renda poderão pedir a isenção da taxa de inscrição desde que se encaixem nos critérios estabelecidos pela UEPG. Nesse sentido, poderão solicitar o benefício os seguintes candidatos:

  • Alunos de escola da rede pública de ensino;
  • Estudantes que possam comprovar carência econômica familiar de acordo com parâmetros e critérios estabelecidos pelo estabelecimento de ensino em que cumpre o ensino médio regular;
  • Estudantes que estejam cursando a 1ª, a 2ª, a 3ª série ou a 4ª série (Ensino Médio de quatro anos), respectivamente, se aluno pertencente ao PSS 1, PSS 2 ou PSS 3 (3ª série e 4ª série).

Provas

A aplicação das provas das três etapas está marcada para o dia 27 de novembro, das 13h45min às 17h45min. As provas serão compostas por questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio.

Os inscritos poderão consultar os locais de prova a partir de 27 de outubro. A aplicação será nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Obras literárias

  • PSS I: “Auto de São Lourenço”, de Padre José de Anchieta; “Sonetos e Outros Poemas”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage.
  • PSS II: “Melhores Poemas”, de Castro Alves; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.
  • PSS III: “Vidas Secas“, de Graciliano Ramos; “Obra Completa”, de Murilo Rubião; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus.

Resultados

De acordo com o cronograma, a publicação do resultado do PSS III, com a lista de classificados para as vagas, está marcada para o dia 12 de dezembro deste ano. Os desempenhos do PSS I e do PSS II serão liberados até 1º de março de 2023.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2023: UERJ divulga edital de isenção da taxa; saiba mais.