A Universidade Estadual do Ceará (UECE) já liberou o resultado preliminar referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Especial EAD 2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar as listas de isenções deferidas e indeferidas por meio do site da CEV (Comissão Executiva do Vestibular).
Os interessados em contestar o resultado poderão interpor recurso de forma virtual. No entanto, a universidade não vai aceitar a substituição de documentos. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final da isenção está prevista para o dia 31 de maio, após a análise dos recursos.
Conforme indicado no edital, a UECE vai conceder a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que se encaixam em um dos seguintes grupos:
- Servidores e prestadores de serviço da FUNECE;
- Estudantes que sejam filhos e dependentes legais de servidores da FUNECE;
- Doadores de sangue no Estado do Ceará;
- Estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas (municipais, estaduais e federais) do Ceará;
- Egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Pessoa Hipossuficiente, cuja renda familiar per capita seja inferior a meio salário-mínimo.
Vestibular Especial EAD
As inscrições para o Vestibular da UECE para cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD) já estão abertas. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 13 de junho de 2023.
Para realizar as inscrições, é necessário acessar o site da UECE e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 14 de junho para efetivar o cadastro. O edital estabelece ainda que o valor da taxa de inscrição é de R$100,00 (cem reais).
Provas
A classificação dos inscritos nesse processo seletivo levará em consideração o desempenho dos candidatos em avaliação realizada pela própria universidade.
Ainda conforme o edital, a aplicação das provas está marcada para o dia 7 de julho de 2023 (domingo). Os locais de prova serão em Beberibe, Boa Viagem, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Russas e Tauá.
A UECE deve liberar o acesso ao Cartão de Informação do Candidato, com os locais e horários das provas, a partir do dia 6 de julho de 2023.
A avaliação contará com uma proposta de redação em Língua Portuguesa e com 45 questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Nesse sentido, a prova abarcará conteúdos de Geografia, História, Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.
Oferta de vagas
Através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UECE está ofertando 1.000 vagas para os cursos EAD (Educação a Distância) de Administração Pública, Ciências Contábeis, Pedagogia.
As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes polos de apoio presencial: Beberibe, Boa Viagem, Caucaia Araturi, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixeramobim, Russas e Tauá.
O edital estabelece a reserva de parte das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, conforme determina a Lei de Cotas. Desse modo, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Gabaritos e resultados
A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista para o dia 10 de julho, com recebimento de recursos nos dias 11 e 12 seguintes.
O resultado preliminar será publicado no dia 17 de julho, enquanto a relação dos nomes dos candidatos habilitados para a correção da prova de redação está prevista para 28 de julho. A UECE ainda não informou a data para a publicação do resultado final.
Leia também PUC-Minas receberá as inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 até o dia 31 de maio; saiba mais.