A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou a concorrência do Vestibular de Inverno 2023. Desse modo, os candidatos já podem conferir no site da instituição a relação de candidatos por vagas e, assim, saber o nível da concorrência do curso escolhido.
De acordo com os dados divulgados pela Udesc, o Vestibular de Inverno 2023 recebeu no total 6.433 inscrições. Os candidatos concorrem a 1.188 vagas em 39 cursos de graduação ofertados de forma presencial e na modalidade de educação a distância, oferecidos em unidades e polos de apoio presencial da Udesc em 13 municípios do Estado de Santa Catarina.
O documento de relação de candidatos por vaga (c/v) aponta que o curso com o maior número de inscritos é o de Bacharelado em Fisioterapia (matutino e vespertino), ofertado em Florianópolis. O curso recebeu 321 inscrições para 16 vagas, o que corresponde a 20,06 candidatos por vaga.
Em seguida aparece o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária (matutino e vespertino) ofertado no campus da Udesc de Lages, com 14,80 c/v. Veja a seguir a relação dos cinco cursos mais disputados no Vestibular de Inverno 2023:
- Bacharelado em Fisioterapia (matutino e vespertino) – Florianópolis: 20,06 c/v;
- Bacharelado em Medicina Veterinária (matutino e vespertino) – Lages: 14,80 c/v;
- Bacharelado em Educação Física (noturno) – Florianópolis: 10,19 c/v;
- Bacharelado em Administração (noturno) – Florianópolis: 7,65;
- Bacharelado em Administração (vespertino) – Florianópolis: 7,30.
Vestibular de Inverno 2023
O Vestibular de Inverno 2023 da Udesc visa a seleção de novos alunos para ingresso no 2º semestre letivo desse ano. Para a classificação dos inscritos, o processo seletivo conta com duas modalidades: aplicação de provas e análise do histórico escolar. Os candidatos puderam escolher a modalidade no momento da inscrição, sendo possível se inscrever nas duas formas de seleção para aumentar as chances de aprovação.
Os candidatos que escolheram se inscrever apenas na modalidade de seleção via histórico escolar estão dispensados de fazer as provas que a Udesc aplicará. No entanto, esses candidatos precisaram enviar o histórico com o registro das notas do Ensino Médio.
Provas do Vestibular de Inverno 2023
Os candidatos que optarem pela modalidade tradicional passarão por exame avaliativo em junho. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 25 de junho de 2023. O cronograma indica ainda que as provas serão realizadas em dois turnos.
No período da manhã a aplicação será das 9h às 12h30, enquanto no período da tarde será das 15h às 19h30, considerando o horário oficial de Brasília.
A Udes vai liberar a consulta aos locais de prova a partir do dia 15 de junho. A aplicação acontecerá nas cidades de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
Conforme indicado no edital, o exame contará com 100 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia e História) e com uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Lista de obras literárias
- “O conto da mulher brasileira” – de Edla van Steen;
- “Cemitério dos Vivos” – de Lima Barreto;
- “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – de Machado de Assis;
- “Melhores Poemas” – de Paulo Leminski;
- “Os milagres do cão Jerônimo” – de Péricles Prade.
Vagas e resultados
Como mencionado, a Udesc está ofertando 1.188 vagas para ingresso em 39 opções de cursos de graduação, sendo 829 são para o vestibular tradicional, enquanto outras 394 vagas são para a seleção por histórico do ensino médio.
A publicação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de convocados em 1ª chamada, está marcada para o dia 12 de julho. Na mesma data a Udesc deve divulgar as orientações para o registro acadêmico.
Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.
Leia também UFRPE divulga classificação do Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação EaD; saiba mais.