Direitos do Trabalhador

Uber Moto é oficialmente suspenso na cidade de São Paulo

A empresa Uber decidiu suspender oficialmente o serviço Uber Motos na cidade de São Paulo. A decisão de suspender o procedimento acontece mais de 20 dias depois da publicação do decreto da Prefeitura da cidade que exigiu a não operação desta linha na maior metrópole do país.

Mesmo depois da suspensão, a empresa optou por seguir oferecendo o serviço em diversas localidades da capital. Agora, a Uber lançou uma nota dizendo que chegou a um acordo com a prefeitura da cidade para paralisar temporariamente o serviço. A ideia é que neste meio tempo grupos de trabalho realizem estudos sobre os impactos do sistema na cidade.

Toda a polêmica em relação ao oferecimento do Uber Motos em São Paulo gira em torno do suposto risco à segurança dos trabalhadores. Nos últimos anos, a capital paulista vem registrando um grande aumento no número de acidentes com motocicletas. Boa parte dos desastres acontecem com trabalhadores de app.

O temor é de que ao implantar a Uber Motos em São Paulo, o sistema acabe fazendo aumentar o número de acidentes na capital. A empresa nega que o oferecimento do serviço teria potencial de elevar os casos, mas a prefeitura afirma que precisa realizar mais estudos para comprovar esta afirmação.

“Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber”, disse a empresa por meio de uma nota divulgada na tarde desta segunda-feira (30).

“Guerra”

A decisão da Uber de suspender mesmo que temporariamente o serviço da Uber Motos em São Paulo acontece poucos dias depois de uma declaração polêmica do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Em entrevista a uma rádio local, Nunes disse que não queria guerra com a Uber, mas que estava pronto para a batalha. “Eu não quero guerra com eles (Uber), mas se eles querem guerra, vão ter”, disse Nunes na última quinta-feira (26).

O prefeito mostrou números que apontam para um aumento de quase 30% nas mortes provocadas por motocicletas no trânsito de São Paulo. Também há uma elevação de internações provocadas por estes acidentes.

Uber Moto

O Uber Moto é um sistema de chamadas de viagens da Uber que funciona basicamente como o procedimento de chamada de carros, mas com motocicletas. Atualmente, estima-se que mais de 170 cidades do país usem o serviço.

A empresa explicou que demorou para oferecer o sistema em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro porque queria realizar testes em cidades menores. A ideia era justamente entender como os números de acidentes se manifestavam.

Este e outros temas envolvendo a relação trabalhista com empresas de app devem ser alvos de debates no Congresso Nacional. O novo governo vem afirmando que vai realizar mudanças neste sistema durante este ano de 2023.

De toda forma, o governo ainda não decidiu como seria o desenho de uma legislação trabalhista voltada para os trabalhadores que atuam com empresas de app.