No dia 29, a capital do Brasil, Brasília, foi palco de uma reunião crucial envolvendo 45 membros do Grupo de Trabalho Pleno, provenientes de vários setores. Entre os tópicos discutidos, destaca-se a questão da remuneração mínima por hora para os trabalhadores de plataformas digitais como Uber, 99 e iFood.
Análise de propostas salariais
Nas últimas semanas, o Grupo de Trabalho tem se empenhado em definir um salário mínimo para os trabalhadores dessas plataformas. Contudo, as propostas apresentadas até agora pelas empresas não têm gerado satisfação entre os empregados.
Propostas da Uber e da Amobitec
Recentemente, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa empresas como a Uber, propôs um ganho mínimo de R$ 21,22 por hora. A proposta inicial, de 14 de agosto, indicava um valor de R$ 15,60. No entanto, após revisões e considerações adicionais, o valor foi reajustado.
Propostas do MID
Por outro lado, o Movimento de Inovação Digital (MID), que representa empresas como 99, inDrive e Rappi, ofereceu um ganho mínimo de R$ 17,00 por hora trabalhada. Vale ressaltar que esses valores são o piso, ou seja, os motoristas podem ganhar mais dependendo das condições da plataforma.
Reação dos motoristas
A resposta dos motoristas às propostas tem sido de insatisfação. Segundo Carine Trindade, representante da bancada, muitos motoristas já recebem entre R$ 25 e R$ 30 por hora, valores superiores aos apresentados.
Propostas para entregadores
O MID apresentou uma proposta específica para os profissionais que realizam entregas. Para aqueles que trabalham por hora, o MID sugere R$ 11 para motociclistas e R$ 7 para ciclistas. Para aqueles que atuam no segmento de e-commerce, a proposta é baseada na distância e não na hora.
Nota oficial da 99
A 99, por sua vez, emitiu uma nota oficial em resposta à proposta para motoristas e entregadores. A empresa enfatizou sua associação tanto ao MID quanto à Amobitec, acrescentando que concorda com os termos e valores propostos pela Amobitec.
“A 99 esclarece que concorda com os termos e valores da proposta apresentada pela Amobitec, a qual ajudamos a construir. Essa posição tem sido reiterada pelo nosso representante nas recentes reuniões do GT.”
Sobra a empresa Uber
A Uber é uma empresa multinacional americana, que redefiniu a maneira como as pessoas viajam pelo mundo. Com uma presença global, a Uber está comprometida em melhorar a mobilidade das pessoas, fornecendo uma plataforma de tecnologia de ponta que conecta motoristas e usuários. A empresa se esforça para tornar o transporte mais eficiente, acessível e sustentável.
A visão da Uber é simples: mobilizar o mundo. Trabalhando incansavelmente para reimaginar a mobilidade, a Uber visa proporcionar a você uma experiência de viagem tranquila e conveniente. Esta é a força vital da Uber e é o que motiva a empresa a inovar constantemente e a oferecer soluções de transporte cada vez melhores.
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, está comprometido em disponibilizar a tecnologia que pode ajudar os usuários da plataforma global da Uber a fazer a transição para a mobilidade sustentável.
Ele acredita que a Uber pode desempenhar um papel fundamental na transformação do ecossistema de transporte para um futuro mais sustentável.
A empresa está comprometida em se tornar uma plataforma totalmente elétrica e sem emissões de carbono até 2040. A Uber planeja que todas as viagens sejam feitas em veículos leves (micromobilidade), sem emissão de poluentes ou por transporte público.
Como a maior plataforma de mobilidade do mundo, a Uber está enfrentando o desafio das mudanças climáticas de frente, fornecendo aos usuários mais maneiras de viajar de maneira sustentável.
A Uber não se limita apenas a viagens. A empresa também possibilita a entrega de pedidos de maneira rápida e econômica, expandindo o acesso à assistência médica, criando novas soluções para o transporte de cargas e ajudando as empresas a simplificar as viagens dos seus colaboradores.
Na Uber, a segurança dos usuários e dos motoristas parceiros é fundamental. A Uber está comprometida em fazer a sua parte e a tecnologia é uma peça chave dessa estratégia. Através de parcerias com organizações e especialistas em segurança, a Uber está desenvolvendo novas tecnologias que contribuem para um mundo mais seguro.