Nesta próxima terça-feira (15) é o feriado onde se comemora o dia da Proclamação da República, um marco significativo na história do Brasil. Esse acontecimento ocorreu no ano de 1889 e resultou de uma mobilização contra a presença da família real portuguesa, visando estabelecer o sistema republicano no país.
A Proclamação da República foi o desfecho de um processo político que teve origem no surgimento de partidos republicanos na década de 1870. A monarquia foi enfraquecida pelo vigor desses movimentos, e a insatisfação tanto de militares quanto de civis desestabilizou o sistema.
Em novembro de 1889, a crise política atingiu seu auge, e líderes proeminentes do republicanismo se reuniram, destacando-se o renomado marechal Deodoro da Fonseca como o mais influente entre eles. Foi exatamente no dia 15 que um levante militar cercou o Gabinete Ministerial, resultando na destituição do visconde de Ouro Preto e sua prisão.
O imperador D. Pedro II tentou, sem sucesso, formar um novo gabinete no mesmo dia. O anúncio oficial da república foi feito por um vereador do Rio de Janeiro chamado José do Patrocínio. Dois dias após o levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.
A Proclamação da República é reconhecida como feriado nacional de acordo com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Em 19 de dezembro de 2002, a Lei nº 10.607 foi aprovada, estabelecendo todos os feriados nacionais, incluindo o 15 de novembro.
A decisão de emendar o feriado no dia 14, 16 e 17 cabe exclusivamente às empresas. Tanto o dia 14 de novembro como os demais dias citados, são considerados um expediente normal de trabalho. Contudo, pode haver folga dependendo do acordo entre empregador e empregado.
Conforme a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as agências bancárias em todo o Brasil não estarão em operação nesta quarta-feira (15). No entanto, os caixas eletrônicos funcionarão normalmente. No dia 14, as agências operarão em seu horário regular, assim como na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17).
As agências dos Correios não estarão em funcionamento na terça-feira, dia 15. No entanto, no dia 14, elas permanecerão abertas normalmente, tal como no dia 16 e 17 de novembro.
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, as casas lotéricas têm autonomia para decidir sobre sua abertura. Portanto, pode haver variações entre aquelas que optarem por permanecer abertas e as que decidirem fechar.
A Bolsa de Valores estará fechada no dia 15, mas no dia 14 funcionará normalmente. Ademais, no dia 16 e 17 de novembro o expediente também será normal.
Bares e restaurantes seguirão operando normalmente, conforme orientação da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a recomendação é que os shoppings permaneçam abertos durante o feriado. Contudo, o horário de funcionamento será das 14h às 20h.