A Era Vitoriana foi um dos períodos mais importantes de toda a história da Inglaterra e do Reino Unido.
E é justamente devido à essa importância que o período é tão cobrado pelas principais provas de história geral de todo o país, com um destaque para os vestibulares.
O período da história do Reino Unido denominado como Era Vitoriana se iniciou no ano de 1837 e terminou no ano de 1901. Essa fase da história britânica é marcada pelo reinado da Rainha Vitória no Reino Unido. Além disso, o período foi caracterizado também por grandes transformações econômicas, políticas e culturais.
Conhecido também como Período Vitoriano, essa época foi extremamente importante para a história do Reino Unido, principalmente devido à consolidação da supremacia inglesa nos mares. Igualmente, o período foi marcado pela conquista de colônias na África e na Ásia, pelo aumento de indústrias na Inglaterra e pelo estímulo às artes.
Durante o período, o Império Britânico foi comandado por dois monarcas cristãos: a Rainha Vitória, que vai atribuir o seu próprio nome ao período, e seu marido Albert. A monarquia foi a principal responsável por criar a imagem de um “país modelo” para a época.
Além disso, é durante a Era Vitoriana que o Reino Unido irá expandir suas colônias. Os mais amplos e diversos territórios da África, da Ásia e do Oriente Médio serão conquistados. A conquista de um grande número de colônias foi fundamental para a consolidação da Inglaterra como a nação mais poderosa do mundo na época. Vale ressaltar que é durante o governo da Rainha Vitória que irá acontecer a Conferência de Berlim, responsável por consolidar o Neocolonialismo.
A época foi marcada por uma série de características muito importantes. Entre as principais, podemos citar:
É importante ressaltar que todos os avanços da Era Vitoriana possuem também um outro lado. Historiadores chamam atenção para a hipocrisia e a ambiguidade do período, uma vez que, contemporaneamente, a burguesia enriquecia e os operários morriam em massa devido às péssimas condições de trabalho nas fábrica e às doenças que atingiam os bairros mais pobres.
Até mesmo Charles Dickens, importante escritor da época, aponta para os dois lados do governo da Rainha Vitória. Ele escreve: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos. Foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice”.