O TRT8 prorrogou as inscrições de seu concurso público para o dia 19 de setembro, ou seja, próxima segunda-feira. Dessa forma, os candidatos ainda terão mais alguns dias para se inscrever e poder concorrer às oportunidades.
Nesse sentido, é importante lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região é aquele que abrange o Amapá e o Pará. Assim, cidadãos da região poderão se interessar nas vagas do certame.
Há um total de 5 vagas imediatas para diferentes cargos, tanto de nível médio quanto superior. Contudo, a maioria das vagas vai para a formação de cadastro de reserva. Isto é, quando o órgão chama os candidatos aprovados dentro do período de validade do certame, a partir de suas demandas.
Por esse motivo, estima-se que o TRT8 irá chamar muito mais que apenas 5 candidatos.
Veja também: Como estão os preparativos para o edital do Concurso MP BA?
Entenda melhor como será o concurso, logo abaixo.
É importante lembrar que apenas 5 vagas serão imediatas sendo elas para:
Além disso, o certame do TRT8 também prevê vagas para cadastro de reserva. Isso significa, portanto, que, durante a vigência do concurso, o órgão poderá chamar os candidatos a partir de sua necessidade.
Nesse sentido, para nível médio, há o cargo de Técnico Judiciário, nas áreas de:
Estas funções, contudo, para além do ensino médio completo, também exigem curso técnico em cada especialidade. Assim, o profissional trabalha uma jornada de 40 horas por semana, com uma remuneração inicial de R$ 7.591,37.
Além disso, para o cargo de Analista, que requer ensino superior, o certame prevê vagas para as especialidades de:
Cada um destes cargo, portanto, exige graduação nas áreas acima, trabalhando 40 horas por semana, com uma remuneração de R$ 14.271,70.
De acordo com o edital, é necessário cumprir com critérios específicos a fim de investir no cargo. Nesse sentido, para além da aprovação nas etapas do concurso do TRT8, os candidatos devem:
Veja também: Novo concurso Copergás tem banca definida
Dessa forma, é muito importante que o candidato leia todo o edital com atenção, a fim de conferir se cumpre todos estes critérios.
No concurso do TRT8, os candidatos precisarão passar por:
Primeiramente, é importante lembrar que todas estas etapas acontecerão no mesmo dia, ou seja, em 06 de novembro deste ano. O tempo de duração será de 4 horas e 30 minutos para todos os candidatos.
Contudo, é importante lembrar que a correção da prova discursiva apenas acontecerá para aqueles com aprovação nas primeiras fases.
Além disso, haverá uma divisão de turnos, de acordo com os cargos em disputa. Nesse sentido, os candidatos para funções de nível superior farão as provas no turno da manhã, enquanto aqueles para cargos de nível médio farão as provas de tarde.
Por fim, a prova discursiva valerá 10 pontos, consistindo em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas. Esta, então, abordará temas com relação a conhecimentos específicos do cargo.
É importante, então, que o candidato consulte o conteúdo programático do edital. Desse modo, será possível entender as disciplinas de seus exames.
Para conferir seu local de prova, o candidato deverá consultar o site do Cebraspe. Até o momento, a previsão é de que esta informação saia no dia 26 de outubro, ou seja, 11 dias antes da aplicação das provas.
As inscrições para o concurso do TRT8 tinham previsão para se encerrar na última terça-feira, dia 13 de setembro. Contudo, o órgão, junto de sua banca examinadora, decidiu por prorrogar o período de inscrições.
Dessa forma, ainda é possível se inscrever, até o dia 19 de setembro, próxima segunda-feira. Para tanto, o candidato deverá:
Veja também: Concurso DPE RS tem banca definida
Os valores das taxas de inscrição são:
Assim, os candidatos devem efetuar o pagamento destes valores, caso contrário, não haverá efetivação de suas inscrições.
Outra alteração no concurso do TRT8, para além do prazo de inscrições, diz respeito às vagas para pessoas com deficiência.
De acordo com o órgão, então, a Cebraspe irá permitir que o candidato apresente laudo médico simples. Antes, contudo, havia a exigência de laudo multidisciplinar.
Ainda assim, o prazo de 6 meses de validade para este laudo irá se manter. Desse modo, os candidatos que optem pelas vagas reservadas para pessoas com deficiência poderão apresentar um laudo simples.