TROPICÁLIA: entenda como esse tema foi cobrado na 2ª fase da Fuvest
O primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest aconteceu no dia 08 de janeiro de 2023 e centenas de candidatos resolveram as questões propostas.
Uma das questões de história envolvia a Tropicália, um movimento cultural brasileiro da segunda metade da década de 1960.
Para que você tenha uma idea do seu desempenho no exame, nós trouxemos a resolução de uma das questões de história cobradas. Se você não fez a prova, pode ainda aproveitar para entender como as próximas edições do vestibular da Fuvest podem abordar o tema. Vamos conferir!
Tropicália: questão do vestibular da Fuvest
Sobre o movimento cultural denominado Tropicália que se desenvolveu nos anos 1960 associado à era dos Festivais, responda:
a) Cite o nome de um(a) artista ou de uma canção identificada com o movimento.
b) Aponte duas características do movimento.
c) Indique uma diferença da Tropicália em relação às denominadas canções de protesto e outro em relação à Jovem Guarda.
Análise da questão:
A questão da prova da Fuvest pedia ao candidato algumas respostas que dependiam de um amplo conhecimento geral sobre a história e cultura do Brasil.
A) Podemos citar a música “Aquele abraço” cantada por Gilberto Gil.
B) A tropicália rompeu com os padrões estéticos vigentes até então, concatenando audaciosamente diferentes estilos artísticos. Além disso, os cantores da Tropicália se apresentavam com roupas coloridas, cabelos compridos e letras que criticavam os valores tradicionais burgueses.
C) Os artistas da Tropicália não faziam críticas mais assertivas contra a ditadura como se percebia nas chamadas “canções de protesto”. Em relação à Jovem Guarda, podemos dizer que o movimento apresentava uma crítica social nunca vista no repertório do movimento musical encabeçado por Roberto Carlos, cuja temática se desenvolvia basicamente nas aventuras amorosas de jovens embalados por hits estrangeiros.