A Fundação Cesgranrio é a empresa selecionada para atuar como banca organizadora do novo processo seletivo da Transpetro.
Assim, a estatal vem se preparando para realizar seis novos concursos dentro dos próximos meses. Contudo, até o momento, ainda não existem maiores informações sobre quais serão as carreiras que os editais ofertarão.
Além disso, ainda não é possível confirmar se a Fundação Cesgranrio será responsável pela a coordenação de todos os próximos concursos.
Segundo informações recentes, o próximo edital da empresa já se encontra em processo de preparação.
Veja também: Funai terá concurso com 502 vagas
Sobre o tema, a Transpetro informou via Assessoria de Imprensa que “até o momento, não há previsão de abertura de processos seletivos. Estes, quando ocorrem, são amplamente divulgados, sendo os editais disponibilizados também na página da Transpetro”.
O último concurso da Transpetro ocorreu há cinco anos. Na época, então, houve um total de oferta de 1.650 novas vagas. Isto é, sendo deste número, 156 para ingresso imediato e outras 1.494 para formação de cadastro de reserva.
Ademais, as oportunidades foram para cargos de nível médio, técnico e superior, com remuneração mensal de até R$ 10,7 mil.
O destaque deste editou foi para a carreira de técnico de administração e controle júnior, ou seja, posto para candidatos que possuíam, pelo menos, o nível médio de escolaridade. Foram 150 vagas para a função, sendo 15 para ingresso imediato e outras 135 para a formação de cadastro de reserva.
Veja também: Como obter Carteira de Trabalho Digital?
Entenda melhor as oportunidades do último certame, logo abaixo.
Os cargos do último concurso da Transpetro, de 2018, se dividiram de acordo com as exigências de nível de escolaridade.
Nesse sentido, para Nível médio estava o cargo de:
Então, exigindo Nível médio/técnico estavam os cargos de:
Por fim, os cargo de Nível superior foram:
A grande maioria das oportunidades eram para a cidade do Rio de Janeiro, onde está a sede da Transpetro.
Contudo, o certame também contou com a oferta de vagas para São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.
O último concurso público da estatal ocorreu no ano de 2018 e contou com uma etapa objetiva para todos os cargos. No entanto, os candidatos que concorreram ao posto de advogado júnior, além do exame objetivo, também tiveram que realizar uma prova discursiva.
A etapa objetivo contou com 60 questões para os cargos de nível médio e técnico. Já as vagas que exigiam nível superior de formação, as avaliações continham 70 questões.
A avaliação objetiva para os cargos de níveis médio e médio/técnico contou com 20 questões de Conhecimentos Básicos, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Ademais, houve também 40 questões que abordavam sobre Conhecimentos Específicos.
O posto técnico de administração e controle júnior obteve grande destaque durante o processo seletivo. Para este, então, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade.
Para se aprovar no certame, o candidato deveria alcançar uma taxa de acerto de, pelo menos, metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Além disso, também era necessário não zerar os cadernos de Português e Matemática.
Já as avaliações para os cargos de nível superior contaram com 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (dez questões) e Inglês (dez). As demais 50 questões foram sobre os temas de Conhecimentos Específicos.
Se aprovou aquele candidato que alcançou a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou os cadernos de Português e Inglês.
Para o posto de advogado houve uma etapa discursiva de duas questões, cada uma com o valor de dez pontos. Assim, se aprovou o advogado que conseguiu, pelo menos, a metade da pontuação.
Durante a última semana, o Conselho de Administração da Transpetro elegeu Sérgio Bacci como o novo presidente da empresa. Desse modo, ele assume o comando da estatal no lugar de Luiz Eduardo Valente.
Os conselheiros também efetuaram a nomeação de Fernando Mascarenhas como diretor financeiro e Jones Soares como diretor de transporte marítimo, dutos e terminais.
Bacci foi vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). Isto é, órgão que atua representando empresas que fazem parte da indústria naval.
O mesmo também atuou como secretário de Fomento e Ações de Transportes do Ministério dos Transportes durante a primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No setor privado, esteve presente em companhias de navegação, como Asgaard Navegação, Opmar Serviços Marítimos e Bram Offshore.
A Transpetro, fundada em 12 de junho de 1998, se encontra atualmente em dois segmentos de negócios. Dutos e Terminais e Transporte Marítimo. Fora do país, a empresa atua por meio da Transpetro International BV.
Com instalações em 17 das 27 unidades federativas brasileiras, a empresa se encontra em todo o país.
Veja também: Niterói (RJ) retoma concurso da SMU
Atualmente, a estatal movimenta bilhões de litros de combustíveis que passam anualmente por uma rede de 12 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 49 terminais, sendo 21 terrestres e 28 aquaviários, e uma frota com 36 navios que se encontram em operação.
Portanto, aqueles que se aprovarem no próximo concurso farão parte desta operação.