Entre fevereiro e março deste ano, o Governo Federal liberou de forma atrasada o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020. No ano passado, os repasses foram suspensos devido a transferência dos recursos para viabilização de um outro programa.
Devido ao atraso, muitos trabalhadores acreditavam que em 2022 o governo concederia os abonos de 2020 e 2021, no entanto, não foi isso que aconteceu. Desta forma, a expectativa é que o benefício relativo ao último ano seja pago apenas em 2023.
Embora ainda não tenham informações sobre as regras estabelecidas para o recebimento do benefício, acredita-se que permanecerão as mesmas. Assim, para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:
Considerando os meios atuais de consulta, os trabalhadores poderão acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou a Central Alô Trabalho no número 158. Além desses canais, é possível recorrer ao atendimento do banco em que recebe o benefício:
Para quem recebe o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para quem recebe o Pasep (servidor público)
Até o momento não foi divulgado o valor do abono salarial para o próximo ano. O benefício é calculado segundo o salário mínimo em vigência, que ainda não foi definido para 2023.
Todavia, a quantia paga ao trabalhador considera a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração, sendo 2021. Desta forma, cada mês equivale a 1/12 do salário mínimo do próximo ano.