O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi encerrado oficialmente no último dia 31 de março. Agora, concomitantemente a finalização do calendário, o Governo Federal abriu o prazo para saques do benefício de 2019.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, cerca de 320 mil pessoas ainda não sacaram o abono referente a 2019. No entanto, para ter acesso ao benefício é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:
Como mencionado, o pagamento retroativo do benefício poderá ser solicitado. O prazo foi aberto na última sexta-feira, 1º de abril.
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
A consulta pode ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.
Contudo, é importante ressaltar que essas informações também podem ser acessadas através da conta Gov.br.
Com o atraso nos pagamentos no último ano, o abono salarial referente a 2021 só será repassado a partir de 2023. Todavia, ainda não há informações concretas quanto a liberação do benefício no próximo ano.
Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.