Os trabalhadores das cidades mineiras de Sabará e Matheus Leme e da cidade de Ibicuí, na Bahia, podem sacar a partir de hoje (2), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O adiantamento no pagamento se deve ao estado de calamidade nesses municípios, que sofreram com fortes enchentes recentemente.
O valor que cada trabalhador atingido pelas enchentes poderá sacar é de até R$6.220. Porém, devemos ressaltar que só poderão retirar o FGTS os moradores dos endereços informados pela Defesa Civil dos municípios à Caixa Econômica Federal.
Para solicitar a retirada, o trabalhador deve baixar o aplicativo FGTS disponível em todas as plataformas. Para os residentes em Sabará e Matheus Leme, o prazo vai até o dia 14 de abril, já para os moradores de Ibicuí, o prazo é até o dia 18 de março.
Comprovantes de residência e documentos de identidade podem ser enviados por meio de fotos no aplicativo, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Os documentos devem estar em nome do trabalhador que solicitou o resgate de seu FGTS.
Será solicitado o envio de certidão de casamento ou escritura pública de união estável caso o comprovante de residência esteja no nome do cônjuge. Estes documentos também poderão ser entregues por meio do aplicativo.
Ao solicitar o saque, o trabalhador poderá incluir uma conta Caixa ou de qualquer outra instituição financeira para que seja depositado o valor, este processo é totalmente gratuito. Caso o saque seja aprovado, o prazo para retorno da análise é de até cinco dias úteis.
Para os trabalhadores residentes nos municípios baianos de Floresta Azul, Ubaitaba e Vitória da Conquista, além dos moradores do município de Mário Campos, em Minas Gerais, o saque do FGTS teve início no último sábado (29).
Os moradores dos municípios baianos citados acima poderão fazer o saque do benefício até o dia 28 de março, já os moradores da cidade de Mário Campos, o prazo para a retirada do valor solicitado vai até o dia 14 de abril.
A Caixa autorizou, até o momento, o saque antecipado do FGTS para 29 municípios afetados pelas chuvas, sendo 21 da Bahia e 8 de Minas Gerais.
Os municípios baianos são: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.
Os municípios mineiros, cujos trabalhadores podem realizar o saque do FGTS são: Águas Formosas, Almenara, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Poço Fundo, Rio Manso e Sabará.