Os pagamentos do Bolsa Família de julho já foram anunciados e muitas famílias já estão se organizando para garantir as contas em dia e a organização financeira com base no benefício.
Sendo normalmente pago na última dezena do mês, o pagamento do benefício continua seguindo o número do NIS do titular. Isto é, as parcelas do Bolsa Família são distribuídas nas contas dos beneficiários sempre de acordo com o final do NIS.
Neste texto, apresentamos o cronograma de pagamento deste mês para que você já se organize e garanta as contas em dia com mais facilidade. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Bolsa Família de julho; veja o calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos do Bolsa Família de julho já foi divulgado e seguirá as mesmas regras de sempre. No entanto, é importante destacarmos algo que talvez nem todos os beneficiários sabem: quando o pagamento está programado para uma segunda-feira, normalmente é possível tê-lo em conta, efetivamente, no sábado anterior à data prevista.
Ter isso em mente pode ajudá-lo a organizar as finanças da família com mais facilidade. Afinal de contas, você já saberá quando receber o pagamento e, assim, poderá dar aquela organizada nas contas pendentes.
Veja só como fica o calendário do Bolsa Família de julho:
- 18 de julho: NIS final 1;
- 19 de julho: NIS final 2;
- 20 de julho: NIS final 3;
- 21 de julho: NIS final 4;
- 24 de julho: NIS final 5;
- 25 de julho: NIS final 6;
- 26 de julho: NIS final 7;
- 27 de julho: NIS final 8;
- 28 de julho: NIS final 9;
- 31 de julho: NIS final 0.
Como saber se vou receber o Bolsa Família de julho?
Uma dúvida muito comum dos beneficiários dos Bolsa Família é com relação ao direito de se manter no programa. Não é de hoje que vemos muitas notícias e matérias que falam da redução da parcela, cortes em pagamentos, bloqueios, etc.
No entanto, se você estiver dentro dos requisitos do programa e com os seus dados atualizados, não terá com o que se preocupar. Porém, lembre-se: não basta apenas estar dentro dos requisitos se você não atualiza os seus dados no CadÚnico há cada dois anos.
Isso porque, o Governo utiliza as informações contidas no CadÚnico para continuar transferindo os pagamentos do Bolsa Família. Logo, se os seus dados não forem atualizados de forma periódica, é possível que você saia do programa social.
Sendo assim, se você acredita que o seu cadastro não é atualizado há muito tempo, procure o CRAS mais próximo da sua casa para averiguar essa situação e, assim, garantir que tudo esteja organizado para receber o seu benefício.
Além disso, lembre-se de averiguar se você e sua família cumprem as regras abaixo:
- Se há gestante na família, é necessário que ela esteja fazendo pré-natal;
- A família precisa estar com o calendário vacinal em dia;
- Manter a frequência escolar acima de 60% para crianças entre quatro e cinco anos, e 75% para crianças maiores de seis anos;
- Realizar o acompanhamento nutricional de crianças menores de 7 anos.
Estando com esses requisitos em dia e com os seus dados atualizados, muito provavelmente você receberá Bolsa Família de julho.