A parte sólida da superfície da Terra é a responsável pela formação do solo. Porém, existem diversos tipo de solos, os quais apresentam características diferentes e são compostos, entre outros elementos, pelo agrupamento de diferentes minerais e rochas.
Para que você se prepare de forma adequada para responder as questões de geografia da prova do ENEM e dos vestibulares, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os tipos de solo. Confira!
O termo “solo” se refere à parte mais aparente da superfície terrestre, formada a partir de diversos fatores e condições, como a decomposição de rochas, a ação do tempo e o acúmulo de grãos de diversas espessuras.
A importância do solo se deve ao fato de ele ser o fator determinante da agricultura de determinado local/país. Ainda, ele é usado também para uma grande quantidade de atividades, como a pecuária.
Como mencionado, diversos são os fatores que influenciam a criação de diferentes tipos de solo. Dentre eles, podemos citar: o clima, os diferentes tipos de rochas, o tipo de vegetação e a matéria orgânica.
Por ser um país de grande extensão territorial, o Brasil é formado por muitos tipos de solos. Segundo especialistas, existem treze tipos nas terras brasileira, dentre os quais podemos citar: vertissolos, nitossolos, gleissolos, chernossolos, organossolos, neossolos, latossolos, espodossolos e cambissolos.
A partir desses solos podem surgir outros, cada qual com suas próprias características. Dentre eles, podemos destacar: