Os tipos de fibras que ingerimos ao longo do dia fazem muita diferença no equilíbrio do nosso colesterol; na velocidade do nosso trânsito intestinal; e até mesmo em nossa sensação de saciedade.
Por conta destes fatores, torna-se um componente importante e indispensável em nossa dieta.
Porém, você sabia que as fibras não são digeridas e absorvidas por nosso organismo? Isto é, elas apenas “passam” por nosso sistema digestivo e logo mais são eliminadas? Curioso, não é mesmo?
Apesar disso, precisam ser consumidas diariamente para garantir uma dieta saudável. Acompanhe para entender o porquê.
Os dois tipos de fibras existentes são as solúveis e insolúveis. Cada uma delas apresenta efeitos específicos em nosso organismo, e ambas devem fazer parte de nossa dieta. Veja abaixo mais informações:
As fibras solúveis são responsáveis por formar um tipo de gel dentro do nosso sistema digestivo, isso porque elas possuem uma capacidade de reter água, criando um maior volume dentro de nosso organismo.
Por conta desse volume formado, elas podem elevar a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no processo de emagrecimento. Podemos encontrar as fibras solúveis em diversos tipos de frutas e legumes.
Cerca de 30% (de 35 gramas) das fibras, que consumimos diariamente, devem ser solúveis.
As fibras insolúveis, por sua vez, não retém água como acontece com as solúveis, ou seja, não são solúveis em líquidos. São estas fibras que encontramos na estrutura mais externas dos cereais integrais, além de serem encontradas em verduras e legumes.
Estas fibras passam pelo nosso aparelho digestivo sem sofrer alterações em sua estrutura, fazendo uma verdadeira varredura em nosso intestino e garantindo que haja um equilíbrio da flora intestinal. Sendo assim, devem ser consumidas diariamente.
Das 35 gramas de fibras que devemos ingerir todos os dias, 70% delas devem ser insolúveis. Para consumi-las, você pode incluir arroz integral, feijões e cereais integrais em sua dieta.
Independente do tipo de fibra que você estiver ingerido, ambas são essenciais para manter a saúde de nosso organismo.
Como mencionamos, as fibras não são digeridas por nosso organismo, ou seja, passam pelo sistema digestivo absorvendo gorduras, toxinas e elevando a sensação de saciedade.
É como se as fibras “varressem” o que há de nocivo dentro de nosso sistema digestivo, aumentando o volume do bolo fecal e melhorando o trânsito intestinal.
Uma dieta pobre em fibras pode aumentar a absorção de gordura, além de causar fezes ressecadas e duras, responsáveis pelo desenvolvimento de quadros de prisão de ventre.
Portanto, inclua sempre alimentos integrais e vegetais diversos, como frutas, verduras e legumes, para assim melhorar o consumo dos tipos de fibras e garantir todos os benefícios.
Além disso, considere beber mais água, pois um corpo hidratado tende a ter ainda mais benefícios advindos do consumo de fibras, já que as fibras solúveis retêm água e geram saciedade e limpeza para o organismo.