Você sabia que existem 4 principais tipos de conjuntivite e que cada uma delas requer um tipo de tratamento específico para não prejudicar ainda mais a saúde ocular? Se ainda não, então não deixe de acompanhar nosso conteúdo de hoje.
Os sintomas da conjuntivite são bastante clássicos, e começam de maneira gradativa até que se tornem bem visíveis. Por exemplo, você pode sentir um pequeno incômodo ocular, como a sensibilidade à luz ou a sensação de “areia” nos olhos.
Com o desenvolvimento do quadro, outros sintomas podem aparecer. São eles:
Embora a conjuntivite seja vista como a inflamação da conjuntiva, ela apresenta-se em formas diferentes, que necessitam de atenção e cuidado distintos. Por isso, a automedicação não é recomendada e é preciso que você busque auxílio médico para lidar com o problema.
Com isso em mente, veja agora quais são os tipos de conjuntivite que existem:
Para prevenir o problema é preciso apostar na higienização correta das mãos, roupas de cama, toalha de rosto e demais acessórios e utensílios pessoais.
No caso de contato com pessoas com sintomas, evite de tocar na mão da pessoa e depois levar a sua própria mão ao rosto. Além disso, lave-as sempre com água corrente e sabão neutro.
Evite dormir com quem está com conjuntivite, e troque frequentemente a roupa de cama da pessoa contaminada.
Do mesmo modo, não use roupas ou acessórios de outra pessoa, assim como você não deve emprestar as suas. O mesmo vale para maquiagem: ela é de uso pessoal.
Lembre-se que assim como você não compartilha a sua escova de dentes, outros objetos pessoais também não devem ser compartilhados. Dessa forma, você evita grande parte dos tipos de conjuntivite. Cuide-se!
Veja também: Primeiros socorros em casos de cortes – Saiba como proceder