Primeiros socorros em casos de cortes – Saiba como proceder

Os primeiros socorros em casos de cortes, tanto superficiais quanto profundos, devem acontecer imediatamente depois do acidente. Afinal, esse cuidado ajuda a combater infecções e inflamações que podem provocar outros problemas mais sérios.

Por isso, fizemos este conteúdo para ajudar você nesse momento que, cá entre nós, pode ser muito corriqueiro no dia a dia de qualquer família. Continue lendo e entenda.

Primeiros socorros em casos de cortes superficiais

No caso de cortes superficiais – aqueles, que acontecem com bastante frequência na cozinha de casa, por exemplo, com uma tesoura ou uma faca – podem ser higienizados e tratados em casa, desde que não apresentem muito sangramento ou sinais de infecção e inflamação.

Assim que você se deparar com o corte superficial, considere as recomendações abaixo:

  1. Primeiramente, avalie se a ferida não é grave. Se ela não estiver sangrando muito e o corte realmente for superficial, então lave imediatamente as mãos com sabão neutro e água corrente.
  2. Certifique-se de que a higienização com água e sabão ocorreu de maneira adequada, impedindo que permaneça algum tipo de resíduo na ferida. Vale lembrar que você não deve esfregar o machucado de qualquer maneira, mas sim, suavemente para não irritar ainda mais a região.
  3. Em seguida, aplique um anti-séptico no local e seque, com cuidado, em volta da ferida. Para não contaminar a área, use uma gaze limpa para secar ao redor do machucado.
  4. Se a ferida for mais extensa (e não mais profunda), utilize uma gaze ou um curativo (band-aid) para “isolar” a região. Lembre-se de não pressionar o curativo de maneira exagerada, além de que você deverá trocá-lo pelo menos 1 vez ao dia.

É importante salientar que o algodão não deve ser usado nesse tipo de ferimento, pois suas fibras se “misturam” ao sangue e, quando você for trocar o curativo, as fibras serão puxadas e o sangramento poderá acontecer novamente.

Do mesmo modo, mantenha o machucado sempre limpo, seco e livre para “respirar”, isto é, sem peças de roupa muito apertadas por cima.

Primeiros socorros em casos de cortes profundos

Já os primeiros socorros em casos de cortes profundos é um pouco diferente, e requer mais atenção. Isso porque a perda de sangue pode ser muito perigosa e deve ser combatida o mais rápido possível.

Considerando isso, veja as nossas recomendações do que fazer nesses casos:

  1. Procure manter a calma. Ficar extremamente agitado ou em pânico poderá piorar a situação. Por isso, respire fundo e procure algo para estancar a hemorragia.
  2. Utilize uma gaze ou um pano limpo para estancar o sangue. Pressione o tecido, com cuidado, sobre o machucado. A tendência é que em poucos minutos o sangramento pare. Caso isso não aconteça, tente erguer o membro para diminuir a circulação sanguínea no local.
  3. Se o sangramento parar, higienize a área afetada cuidadosamente, com as dicas que demos no tópico anterior. Em seguida, vá ao hospital mais próximo.
  4. Se o sangramento intenso permanecer, vá o quanto antes até um hospital, procurando manter o pano limpo sobre o ferimento e o membro sempre erguido.
  5. Não espere o tempo passar. Busque ajuda médica ao notar um alto fluxo de sangue.

Vale ressaltar que no caso de ferimentos causados por um pedaço de objeto (seja vidro ou qualquer outro objeto cortante), você não deve retirá-lo de qualquer forma, pois isso poderia aumentar a hemorragia. O correto é ir ao hospital para que o médico avalie e tome as medidas cabíveis.

 

Considerando nossas recomendações de primeiros socorros em casos de cortes, cuide-se e busque ajuda médica se houver necessidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.