Sabemos que, nos dias atuais, existe uma série de tipos de conflitos no trabalho. Cada qual possui um teor de impacto na rotina de uma equipe. Alguns podem ser pouco sentidos, enquanto outros podem atrapalhar os resultados severamente.
Saber lidar com cada um deles é fundamental para melhorar a qualidade de todo um time. E, para lhe ajudar nesse objetivo, fizemos este guia com algumas dicas para você. Confira!
Os 5 tipos de conflitos no trabalho que separamos, para lhe apresentar, costumam ser bem frequentes, nos mais diversos tipos de times.
Em alguns casos, eles tendem a ser mais intensos. Em contrapartida, podem parecer “silenciosos” em algumas situações.
Analise, junto do seu time, quais desses conflitos podem estar atrapalhando os resultados e veja como resolver a situação em conjunto:
As falhas na comunicação, por si só, podem servir de estopim para muitos outros conflitos. Por exemplo, mal entendidos que geram muita dor de cabeça, resultados ruins ou até mesmo conflitos interpessoais.
Colaboradores que apresentam um choque de pensamento podem ser o estopim para o mais diversos tipos de conflitos no trabalho. Por isso, estar atento a essa falta de concordância dentro da equipe é muito importante para manter a produtividade.
A equipe é muito desunida e falta comprometimento? O time está em constante conflito por, inclusive, questões pessoais? Então é hora de você, gestor, agir!
Se os resultados estão muito ruins e longe de ser o que realmente vocês tinham acordado no início do plano, talvez seja um momento para repensar a situação.
O retrabalho tem se tornado muito presente no meio da sua equipe? Então talvez seja a hora de repensar algumas dinâmicas.
Buscar a solução para os mais diversos tipos de conflitos no trabalho é dever de todo gestor. Mas só os sábios usam o diálogo e os feedbacks para entender os seus times. Seja um desses gestores que sabem ouvir as dores. 😉